Mariana Mello disputa duas maratonas aquáticas no Canadá

Mariana Mello é a única atleta do país credenciada pela confederação brasileira a disputar provas de longa distância

Atleta, apoiada pela prefeitura de Maricá, é a única brasileira em provas internacionais de longa distância

Com o apoio da Prefeitura de Maricá, a nadadora Mariana Mello – atleta do Fluminense e moradora da cidade – está no Canadá se preparando para duas maratonas aquáticas, válidas pelo Grand Prix Water Long Distance (campeonato mundial de longa distância). Os desafios começam neste sábado (27/07) nas águas geladas do lago de Saint Jean, numa prova de 32 km, e seguem no dia 3 de agosto no lago Mangoc, num percurso ainda maior: 34 km. Antes, no dia 1º, ela participa de uma prova local de 10 km, também no lago de Mangoc.

A atleta, que pela primeira vez vai nadar em temperaturas muito baixas, destaca o maior desafio destas provas no Canadá: o frio. “Vou lutar contra o frio sem deixar o ritmo cair, administrar a ansiedade e procurar da melhor maneira possivel fazer o que me proponho: superar meus limites na busca do melhor resultado”, declarou Mariana Mello. Segundo a organização do evento, nos primeiros quatro dos 32 km no lago de Saint Jean, os atletas irão nadar a temperatura de 15ºC. Depois deste trecho, as temperaturas aumentam para 18ºC.

Após as maratonas em solo canadense, Mariana retorna ao Brasil no dia 6 de agosto e, no dia 25 do mesmo mês, disputa a etapa de Angra dos Reis do campeonato estadual de maratona aquática. No dia seguinte, viaja para a Europa, onde participa de provas do mundial em Portugal, Macedônia e Croácia. Depois a atleta volta ao Brasil e, no dia 4 de setembro, disputa em Belém (PA) a prova de 5 km do campeonato nacional.

Para aguentar o ritmo intenso de competições pelo mundo – Mariana é credenciada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e a única atleta brasileira que disputa campeonatos com percursos de 10 a 88 km em águas abertas pelo mundo –, a atleta enfrenta, diariamente, um treinamento que inclui 10 km de natação e uma hora de musculação. O diferencial para participar destas competições de alto desempenho, segundo o técnico Eduardo Alvarenga e o fisioterapeuta Luiz Assumpção, é uma combinação de fatores genéticos e treinamento, ambos relacionados à grande resistência muscular.

“Ela possui fibras de resistência tipo 1, que suportam o esforço físico em longas distâncias e por mais tempo. As fibras tipos 2a e 2b são de atletas de explosão que nadam provas curtas”, explica o técnico Eduardo Alvarenga. “A gente também faz um trabalho de prevenção e condicionamento muscular principalmente nos ombros, pernas, quadril e abdômen”, completa. O fisioterapeuta Luiz Assumpção acrescenta que também é realizado um trabalho preventivo para aumentar a massa muscular e reduzir lesões. “Nos treinos, ela nada uma prova olímpica por dia (as provas olímpicas de maratona são de 10 km)”, declara o fisioterapeuta.

Meta é disputar Olimpíadas em 2016

Com 19 anos, a atleta vem se destacando em provas de maratonas aquáticas há três anos (começou a participar de competições de natação com 11 anos de idade), como a tradicional travessia 14 Bis (prova de 24 km de Santos a Bertioga), o Grand Prix da Itália (36 km da Ilha de Capri até cidade de Nápoles) e a etapa do mundial na Argentina (88 km realizada no Rio Paraná), entre outras maratonas.

O pai e principal incentivador, Arley Costa, ressalta que o objetivo é a classificação para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Somente quatro atletas de cada país (dois homens e duas mulheres) garantem vaga nas Olimpíadas – a seletiva acontece em 2015 com uma prova de 10 km. “Ela foi a 21ª melhor nadadora do mundo em 2012 e o objetivo deste ano é ficar entre as 15 melhores. Estamos preparando a Mariana para ganhar um título mundial e também garantir uma vaga nas Olimpíadas”, declarou Arley.