Conferência municipal discute Igualdade Racial

O secretário de Direitos Humanos, Miguel Moraes, discursa durante abertura da conferência municipal.

Maricá foi palco, no último sábado (15/07), da etapa municipal da 3ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial. O evento, realizado no C.E.I.M Professora Ondina Coelho, no Centro, discutiu o tema “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por um Brasil Afirmativo”.

Coordenada pelo subsecretário de Diversidade Racial, Joel Rocha, a conferência contou com a presença do secretário municipal de Direitos Humanos, Miguel Moraes, que representou o prefeito Washington Quaquá. Miguel abriu o evento e convidou o público a participar das palestras, ministradas pelos convidados Elimar Santana e Gerson Teodoro, membros-fundadores do Centro de Estudos Brasil-África; Sandra Goldino, mestre em História e docente da rede estadual em Maricá; e Arildo Mendes, secretário municipal de Sustentabilidade de Arraial do Cabo.

A etapa municipal também serviu para a escolha dos conselheiros para o fórum municipal sobre o tema e dos delegados que representarão Maricá na versão estadual da conferência, cuja data ainda será divulgada. Segundo o secretário Miguel Moraes, a cidade de Maricá, assim como o restante do país, está reformulando conceitos em relação às etnias. "Tanto o negro quanto o índio são fundadores de nossa identidade. No entanto, foram escravizados e excluídos socialmente durante muito tempo. Só no Estado do Rio, existiam mais de 200 mil índios, que foram exterminados. As qualidades de um homem não estão na cor da sua pele ou em sua condição econômica, mas na sua inteligência e em seu caráter", declarou o secretário durante o seu discurso na conferência.