Educadores de Maricá marcam presença pela primeira vez na Festa Literária de Paraty

Um grupo de aproximadamente 300 profissionais da rede municipal de Educação de Maricá, em sua maioria professores, visitou no último sábado (6/7) a 11ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), que ocorre anualmente no município do litoral sul fluminense. O grupo partiu em oito ônibus no início da manhã, circulou pelas tendas e estandes montados no centro histórico da cidade e assistiu a palestras e debates com intelectuais do país e de diversas partes do mundo.

Foi a primeira vez que o governo maricaense promoveu a ida de profissionais da rede municipal de ensino a FLIP – considerada um dos maiores e mais conceituados eventos de literatura do mundo. Para o subsecretário municipal de Gestão em Ensino, Luiz Fernando Porto, a participação na festa é importante para o amadurecimento profissional e para que os professores levem novas ideias para a sala de aula, a partir das experiências vividas fora dela.

– “O professor volta com a mente oxigenada e transforma isso em inspiração para transmitir algo realmente novo aos alunos”, afirmou o subsecretário, que esteve no evento representando a secretária de Educação e mentora da iniciativa, Marta Quinan.

Para os profissionais, a ação foi muito bem recebida. “É sempre bom conhecer novos autores, trocar ideias e, depois, passar aos nossos alunos a importância da literatura. Gostei muito de estar aqui”, avaliou Ester de Carvalho Souza, que é professora do 1º ano do ensino fundamental na E.M. Osdevaldo Marins da Mata, em Santa Paula.

Já a orientadora educacional Lidiane da Costa Silva, da E.M. Oswaldo de Lima Rodrigues, nos Cajueiros, elogiou a oportunidade oferecida pela prefeitura. “Foi muito bom para nós a oportunidade de estar aqui e conhecer o evento. Creio que foi muito interessante para todos”, declarou.

Artista plástico de Maricá expõe nas ruas de Paraty

Além dos professores que foram conhecer a FLIP, havia ainda outro morador de Maricá entre as milhares de pessoas que circulavam nas ruas de pedra do centro histórico de Paraty. O artista plástico Clóvis Arlindo Conceição Santos, conhecido como ‘Neco Reciclalixo’, é morador de Jacaroá há 35 anos e vende  brinquedos feitos de latas de bebidas e até lâmpadas usadas em diversos eventos no estado. Ele conta que participa da FLIP todos os anos desde o início.

“Sempre vim a Paraty para a FLIP, mas vou também a outras feiras e festas por aí. Já levei meus trabalhos também ao Rio, mas a minha base é em Maricá, onde moro e gosto de estar”, afirma Neco, que nasceu em Santa Teresa, bairro tradicional da região central do Rio.