Creches de Maricá são referência para estudo do Ministério da Educação

Creches de Maricá são referência para estudo do Ministério da Educação

Implantadas há menos de dois meses em Maricá, as duas mais novas creches municipais – CEIM Marilza da Conceição da Rocha Medina, de Cordeirinho, e CEIM Professor José Carlos de Almeida e Silva, em Inoã – já se transformaram em unidades de referência para um estudo pedagógico que está sendo realizado, em nível nacional, pelo Ministério da Educação sobre a implantação de unidades com verbas do Governo Federal. Nesta quarta-feira, dia 03/07, a consultora do MEC para Educação Infantil, Maria da Graça Souza Horn, e a consultora técnica do Pro-Infância (programa responsável pela construção das novas creches), Maria de Fatima Malheiro, acompanharam o funcionamento das unidades e entrevistaram a comunidade escolar sobre especificidades do projeto, desde a construção e organização do espaço até o perfil social e econômico das famílias dos alunos.

A consultora do MEC para Educação Infantil, Maria da Graça Souza Horn, explicou que graças a este trabalho está visitando diversas cidades por todo território brasileiro em locais onde já foram implantadas creches do Pró-Infância. “O objetivo desse estudo é fazer um diagnóstico das unidades, coletando dados e verificando sua aceitação junto à comunidade escolar para a produção de um manual de orientação que dê subsídios e auxilie os gestores na implantação de novas unidades”, destacou Maria da Graça. A consultora explicou a importância desse levantamento. “Estamos coletando o maior número possível de dados. O que for apresentado aqui servirá para aprimorar novos projetos”, destacou Maria da Graça.

Segundo ela, os modelos de creches do Pró-Infância seguem um padrão de projeto arquitetônico que deve ser acompanhado por todos os municípios, independentemente da região do país onde se encontram. Há, no entanto, uma discussão sobre as adaptações regionais necessárias, uma vez que diferenças climáticas precisam ser levadas em consideração na elaboração do manual de orientação. A visita da consultora, faz parte, justamente, da observação dessas particularidades. Nas creches do Sul do país, por exemplo, o pátio precisa ser fechado em função das baixas temperaturas. Segundo Maria da Graça, o manual deve estar pronto em agosto de 2014.

A secretária municipal de Educação, Marta Quinan, também está de acordo com a regionalização. “O projeto é magnífico e acho que deveriam ser consideradas as especificidades de cada região”, salientou, reiterando o esforço do governo municipal em continuar ampliando a rede de creches – todas construídas a partir de 2009 – a despeito da baixa oferta de áreas adequadas diante do boom imobiliário pelo qual Maricá atravessa. A consultora técnica do Pro-Infância, Maria de Fatima Malheiro, explicou que a política do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) é manter o padrão para não desconfigurar o espaço público. “Considero vitoriosos aqueles gestores que conseguem atender todas as exigências de implantação do Pró-Infância. Maricá conseguiu implantar duas esse ano e, em breve, será inaugurada mais uma unidade em Itaipuaçu. A cidade está de parabéns”, declarou Maria de Fátima. Na unidade de Bosque Fundo são atendidas 254 crianças de dois a cinco anos. Já na de Cordeirinho 139 crianças da mesma faixa etária usam a unidade em período integral.