Mais pavimentação na Estrada dos Cajueiros e em Jacaroá

Menos de uma semana depois do trabalho de fresagem na Estrada dos Cajueiros, que liga Itaipuaçu à RJ-106, a pavimentação já foi concluída em quase toda a extensão da via, que agora está sendo sinalizada. O recapeamento foi executado em duas partes distintas do leito e ainda está em andamento na altura da Escola Municipal Oswaldo de Lima Rodrigues.

O trecho já recapeado recebeu uma faixa contínua de aproximadamente dois quilômetros. Nos próximos dias, a equipe de sinalização deverá instalar os chamados “olhos de gato” para orientar os motoristas durante a noite. Mais à frente, onde a estrada se funde com a Rua 66, outra equipe continua a fresagem da pista, que também será recapeada.

Jacaroá – Na região do centro, a orla de Jacaroá está sendo revitalizada, com a instalação de novos paralelepípedos. O trabalho havia sido iniciado no fim de agosto passado e foi retomado há cerca de duas semanas. A equipe que trabalha na Avenida Lagomar chegou até a altura da Avenida Catete. O projeto prevê a colocação do novo piso até a altura do campo do Caju.

Além da margem da lagoa, outros pontos da localidade foram pavimentados, como parte da Rua Ovídio de Sousa, entre a Avenida Lagomar e a Rua B. Os paralelepípedos chegaram também a trechos de outras ruas próximas, como a Estrada do Caju e as ruas Dez de Outubro e Dez de Dezembro.

Obras se espalham por toda a cidade

Maricá passa pelo maior ciclo de investimento em urbanização dos últimos anos. Em todos os distritos, equipes trabalham na pavimentação e na melhoria das condições de drenagem de vias, além de instalação de novos meios-fios, calçamento e iluminação.

A Avenida Antônio Callado, que liga a região litorânea de Maricá à rodovia RJ-106 (na altura do quilômetro 37), está sendo asfaltada. O trecho até a altura da Rua 48 já foi concluído. Perto dali, em Cordeirinho, outra equipe asfaltou na última segunda-feira (24/06) o trecho da Rua 102 entre a praia e a Avenida Maysa, a principal do bairro. Segundo o secretário de Obras, Fernando Rodovalho, a Rua 90 será a próxima a receber pavimentação.

Em Itaipuaçu, mais obras. A Estrada dos Cajueiros, uma das mais importantes ligações com a RJ-106 também foi asfaltada e recebeu nova sinalização. A Rua 36, entre as ruas 66 e 83, também será pavimentada. Já em Inoã, as ruas que margeiam a rodovia, na altura da UPA 24 horas, também foram asfaltadas. As obras incluíram ainda a urbanização do entorno, com a instalação de novas luminárias e projeto paisagístico. Ainda em Itaipuaçu, a área em torno do terminal rodoviário também foi asfaltada. Bananal, Bairro da Amizade e Guaratiba também receberam obras de pavimentação nas últimas semanas.

Parceria com o Estado

Pelo Programa Asfalto na Porta, em parceria com o Governo do Estado, a região central da cidade está sendo completamente revitalizada. Além do asfaltamento da Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa – uma das principais entradas de Maricá –, o corredor viário que compreende as Ruas Abreu Rangel e Domício da Gama também já recebeu nova camada de asfalto. Ruas que ainda tinham piso de paralelepípedos também estão sendo asfaltadas, entre elas a Rua Barão de Inoã, onde o trabalho foi concluído na última semana. Ao todo, mais de 10 ruas foram beneficiadas e as obras continuam. A parceria entre a prefeitura e o Estado também chegará à Rua 107, em Cordeirinho, e Zumbi dos Palmares, em Itaipuaçu.