Maricá sedia etapa municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades neste sábado

Abertas inscrições para delegados da etapa municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades

A Prefeitura de Maricá realiza neste sábado (18/05), a etapa municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades. Com o tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!”, o evento será realizado a partir das 8h30 no Ciep 259, Profª Maria de Amparo Rangel Souza, no Centro.

Os interessados em participar do evento devem entrar em contato com a comissão organizadora do evento e se inscrever até a próxima sexta-feira, dia 17/05. A inscrição deve ser feita na secretaria municipal de Direitos Humanos e Cidadania, localizada na Rua Alcebíades Alves de Matos, 229 – bairro Boa Vista, das 9h às 17h.

Promovida pela secretaria municipal de Direitos Humanos, a conferência tem como objetivo construir um espaço para a sociedade debater a elaboração e avaliação das políticas públicas. De acordo com o subsecretário municipal de Direitos Humanos, Carlos Alves, dentre alguns assuntos serão tratadas questões referentes à habitação de interesse social, regularização fundiária, saneamento ambiental, acesso à água, transporte, mobilidade e acessibilidade. “As conferências das Cidades promovem a formação de redes de difusão de informações sobre a importância social e da propriedade. Fortalece o Conselho das Cidades, que age como o interlocutor das propostas, ampliando a participação popular”, destacou o subsecretário.

Além da discussão desses temas, a etapa municipal irá eleger os membros do Conselho Municipal da Cidade de Maricá (ConCidade), conforme regula o decreto nº 89, de 18 de abril de 2013, e também escolher os delegados que irão representar o município na etapa estadual, que será realizada em agosto, e de onde serão eleitos os representantes da 5ª Conferência Nacional das Cidades, evento que acontece a cada dois anos em Brasília. Nesse ano, a etapa nacional será no período de 20 a 24 de novembro de 2013, com a presença do Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.

Programação:
8h30 – Credenciamento e Café da Recepção;
9h – Abertura;
9h30 – Leitura e aprovação do Regimento Interno;
9h50 – Palestra de abertura (tema da Conferência);
10h50 – Formação de grupos de trabalho para análise e discussão do temário da Conferência;
12h – Intervalo para o almoço;
13h – Reinício dos trabalhos nos grupos;
14h – Apresentação dos relatórios pelos grupos temáticos e aprovação das propostas das Etapas Municipal e Estadual;
15h30 – Encaminhamentos e escolha dos Delegados da Etapa Estadual da 5ª Conferência;
16h30 – Eleição dos membros do ConCidade;
17h30 – Encerramento Cultural.