Maricá sai do estágio de epidemia da dengue

No Dia D contra a dengue, prefeitura faz ação em São José do Imbassaí - Foto: Fernando Silva

Relatório da secretaria estadual de Saúde divulgado essa semana aponta queda dos casos da doença na cidade

O município de Maricá saiu do estágio de epidemia da dengue, de acordo com relatório da secretaria estadual de Saúde. Segundo análise da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental do estado, os números apontam tendência de queda dos casos da doença na cidade. Por conta da incidência do vírus tipo 4 na cidade – que é novo –, o número de casos passou de 284, em 2012, para 1.608 este ano. O combate à dengue na cidade e o fato de o vírus tipo 4 em Maricá ter sido isolado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) contribuíram decisivamente para a queda registrada esta semana. O município, conforme o relatório estadual, possui menos de 300 casos por 100 mil habitantes, dados que colocam Maricá fora do estágio de epidemia.

Esses números comprovam a ação da secretaria municipal de Saúde de combate ao mosquito aedes aegypti. Desde fevereiro, a secretaria realiza mobilizações em bairros selecionados por incidência e infestação, orientando moradores a eliminarem possíveis criadouros do mosquito, como água parada em recipientes sem tampa, pneus, vasos de plantas, caixas d’água, entre outros. Além disso, semanalmente, o carro fumacê percorre dois bairros por dia aplicando o inseticida.

Ainda foram montados centros de hidratação (poltronas, bebedouros e medicação) no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, e nos postos de saúde de Inoã II, São José do Imbassaí e Santa Rita, em Itaipuaçu, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Inoã, que também concentra atendimento a pacientes com dengue.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Fernanda Spitz, adiantou que a prefeitura já prepara o plano de contingência da doença para 2014. “Vamos fazer reuniões a cada 15 dias para elaborar outras ações de combate à dengue. Este ano realizamos atividades de prevenções nas escolas e postos de saúde. Além disso, os agentes epidemiológicos monitoram semanalmente as residências e orientam os moradores”, declarou a coordenadora.

Fumacê

Nesta sexta-feira (17/05), o carro fumacê da prefeitura estará em Ponta Negra (manhã) e Cordeirinho (tarde). Essa semana, o veículo aplicou o inseticida nos bairros de Barra de Maricá, Ubatiba, Boqueirão, Bambuí, Boa Vista, Mumbuca e Flamengo. O roteiro para a próxima semana será divulgado pela secretaria municipal de Saúde na segunda-feira (20/05).