Cavalgada e festa marcam dia de São Jorge em Maricá

Devotos de São Jorge reunidos na capela do santo guerreiro no Espraiado agradeceram os milagres

Uma grande cavalgada marcou, na tarde de ontem (23/04), as comemorações em Maricá pelo Dia de São Jorge. Centenas de cavaleiros marcharam num emocionante e já tradicional cortejo, acompanhados de imagens do ‘Santo Guerreiro’. O evento, mais uma vez, contou o apoio da Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias municipais de Turismo, Segurança Pública e Cidadania.

A concentração ocorreu no Ranho Ubatã, no Caju, partindo em direção à comunidade rural do Espraiado, onde há capela dedicada ao santo guerreiro. Desde às 11h, os cavaleiros começaram a chegar no rancho, onde participaram de um churrasco e de um show de forró. Às 15h, foi tocado o berrante e dada ordem de partida, com o carro de som e vários veículos com imagem de São Jorge escoltados pelos cavaleiros.

O trajeto incluiu os bairros do Caju e Pindobal e, no caminho, moradores aguardavam pela passagem da procissão. Alguns carros pararam para assistir ao cortejo, que atravessou a RJ-106, na altura de Manoel Ribeiro, percorrendo a Estrada do Espraiado e dirigindo-se ao local da capela e da festa, onde uma verdadeira multidão já aguardava a comitiva.

Pedidos e agradecimentos

Fabiana de Almeida, de 35 anos, empresária maricaense, é devota de São Jorge e diz que já recebeu vários milagres através de sua intercessão. “Vim fazer mais um pedido e tenho certeza de que São Jorge me atenderá”, disse ela.

Lázaro Edvaldo da Silva, de 29 anos, domador de cavalos, é morador do bairro Ponte Preta e veio com toda família. Junto da mulher Edmilian, e das filhas Jennifer, de 7 anos; Ana Vitória, de 3 anos; e a pequena Katleen, de sete meses, ele acompanhou a cerimônia, numa demonstração de fé. “Sou devoto do santo, mas não vim pedir, só agradecer. Já recebi mais do que mereço”, declarou.

O evento incluiu também uma oração com os fiéis, que levaram para casa flores que enfeitavam os andores das imagens. Muitos se revezavam para entrar na pequena capela, agradecer e pedir novas graças ao santo cavaleiro.

Barracas de comidas típicas foram montadas no Espraiado, que reuniu um público estimado em cinco mil pessoas. A dupla Juan e Júnior animou o início da festa, completada com um leilão de artigos doados pelos fiéis e o show do grupo Forró Brasil.

História

Jorge nasceu na Capadócia, Turquia, em 275 d.C. e morreu em 23 de abril de 303 d.C. Filho de nobres, foi oficial do exército romano, ao tempo do imperador Diocleciano. Conta a lenda que combateu um dragão que ameaçava uma comunidade no interior da Líbia e derrotou fileiras de inimigos. Convertido à fé cristã, começou a pregar o Evangelho entre o exército e a criticar os deuses romanos. Foi torturado e executado. Tornou-se padroeiro de diversos países do Ocidente, entre eles a Inglaterra e França. No Brasil, é venerado como santo protetor pelo catolicismo e pelas religiões de matriz africana.