Motoristas do transporte escolar municipal são capacitados

Os 25 motoristas responsáveis pelo transporte gratuito dos alunos da rede municipal de ensino participam do curso “Condutor de Ônibus Escolar”.

Os 25 motoristas responsáveis pelo transporte gratuito dos alunos da rede municipal de ensino participam pela primeira vez do curso “Condutor de Ônibus Escolar”, realizado pela secretaria de Educação, em parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), que possuem um trabalho educativo para valorizar os trabalhadores do setor e garantir formação profissional de qualidade.

O curso, iniciado no último dia 06/04, é dividido em quatro módulos – relação interpessoal, direção defensiva, primeiros socorros e legislação de trânsito -, além de palestras do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) sobre o tema “Trânsito Seguro”. O conteúdo do curso incorpora também temas transversais ao ofício dos motoristas, como princípios éticos, defesa da cidadania, defesa do meio ambiente, incentivo ao voluntariado e respeito às minorias. Para não interferir no atendimento escolar, os cursos são realizados aos sábados, na unidade do Sest/Senat de São Gonçalo.

O superintendente de frotas da secretaria municipal de Educação, Roger Santos, destaca a importância dessa reciclagem profissional e afirma que o curso possui grande aceitação junto às empresas de transporte, valorizando o currículo dos participantes. "Todo e qualquer curso que possibilite o aprendizado e aperfeiçoamento do profissional é de grande valia, pois além de estarmos cumprindo com as normas da resolução 168 do Código de Trânsito Brasileiro, atenderemos os alunos da rede municipal de ensino com mais profissionalismo e segurança, formando condutores mais conscientes do seu papel na empresa e na sociedade”, destacou o superintendente.

Motorista da rede municipal de ensino e aluno inscrito no curso, Bruno de Ornellas Gomes, considera uma excelente oportunidade de aprendizado. "Estou muito feliz em ter a chance de fazer esse curso. Sem dúvida ele ajudará muito no nosso cotidiano e ainda teremos nosso certificado no final, o que é muito gratificante", declarou o aluno.

Para a secretária municipal de Educação, Marta Quinan, é muito importante investir na segurança e o conforto dos alunos da rede pública municipal de ensino. “A secretaria de Educação de Maricá, junto ao prefeito Washington Quaquá, está vigilante quanto à segurança dos nossos estudantes", declarou. Ainda segundo a secretária, ao longo do ano, estão sendo planejados novos cursos e palestras para os motoristas da secretaria municipal de Educação, com o apoio do Detran e de outras empresas parceiras.