Cineclube Henfil exibe filmes do grupo cultural carioca “Nós do Morro”

0
829
“Os Donos da Mata” possui locação em Maricá e conta com elenco de crianças não atores da cidade.

Gravada em Maricá, a obra “Os Donos da Mata” está na programação

Nesta quarta-feira, 17/04, às 19h, o Cineclube Henfil, projeto lançado pela secretaria municipal de Cultura, exibirá dois curtas-metragens brasileiros, ambos produzidos pelo núcleo de audiovisual do grupo “Nós do Morro”: “Copa Vidigal” e “Os Donos da Mata”. O grupo cultural, fundado em 1986, tem objetivo de criar oportunidades de acesso à arte e à cultura para crianças, jovens e adultos do Morro do Vidigal e para as comunidades carentes no Rio de Janeiro.

Rodado durante as férias de julho de 2011, “Os Donos da Mata” possui locação em Maricá e conta com elenco de atores mirins do grupo Nós do Morro e também com crianças não atores da cidade, escolhidas pela cineasta, diretora e roteirista, Luciana Bezerra, que morou na cidade dos quatro aos nove anos de idade. O curta mostra a história de uma aventura vivida por sete crianças que enfrentam seus medos ao ficarem perdidas na mata: numa alegoria sobre as experiências da própria diretora durante a sua infância (ser a menor da turma, o medo do escuro, as delícias de um banho de rio etc). Com duração de 14 minutos, “Os Donos da Mata” foi lançado em outubro de 2012, durante o 14º Festival do Rio.

Na mesma sessão será exibido o documentário “Copa Vidigal”, de 75 minutos, que mostra um campeonato de futebol de favelas organizado para resgatar a paz, a alegria e a integração social na favela depois de uma guerra entre traficantes da Rocinha e do Vidigal. As filmagens começaram em 2007, pouco após a guerra, e o documentário foi finalizado três anos depois. O documentário é aberto com fotos de tiro e matérias publicadas nos jornais à época para contextualizar o público. Em seguida, é contada a história do campeonato e de seus três protagonistas pouco após a guerra e anos depois deste episódio de violência. O trio é formado por Cypa, professor de futebol e idealizador do evento esportivo; Beição, melhor goleiro da comunidade segundo os próprios moradores do Vidigal; e Nélio, o ex-jogador profissional. Sob direção de Luciano Vidigal – um dos diretores do premiado “5XFavela” -, a produção é o primeiro longa do Nós do Morro, em parceria com a Cavídeo.

Cineclube Henfil
Ainda este mês, o Cineclube Henfil vai exibir no dia 24 de abril, também às 19h, o clássico “Macunaíma” (24/04), escrito e dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, baseado na obra homônima de Mário de Andrade.

As sessões são sempre às quartas-feiras, às 19 horas, na Casa de Cultura de Maricá – na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro. Como as vagas são limitadas por sessão (40 lugares), a secretaria distribui senhas 30 minutos antes da exibição do filme. Informações pelo telefone 3731-1432 ou pelo e-mail cineclubehenfilmarica@gmail.com.