Prefeitura de Maricá entrega mais três escolas reformadas

Implantação da sala de recursos para atendimentos a 21 alunos portadores de necessidades especiais.

Após a entrega, na última sexta-feira (22/02), das obras de reforma da Escola Municipal Aniceto Elias, em Inoã, a Prefeitura de Maricá dá os últimos retoques na reformulação de mais três unidades escolares, que serão entregues à população completamente renovadas em março.

As escolas Alfredo Nicolau da Silva Junior, no bairro Marquês; Vereador Osdevaldo Marins da Matta, em Santa Paula; e Carlos Magno Legentil de Mattos, no Centro, estão em fase final de acabamento. Somados, os investimentos apenas nessas três reformas chegam a R$ 3,4 milhões.

As obras incluíram a revisão das instalações hidráulicas e elétricas (substituição de ventiladores e luminárias), troca de bebedouros e quadros, padronização das salas de aula com janelas de alumínio, novas bibliotecas, banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais, ampliações das cozinhas e salas de professores, além de pintura interna e externa.

Na E.M Alfredo Nicolau da Silva Junior, também foram construídas mais três salas de aula e uma quadra de esportes coberta. Na escola Vereador Osdevaldo Marins da Matta, em Santa Paula, a prefeitura construiu uma quadra de esportes com vestiários e fez um novo telhado. Já a unidade Carlos Magno Legentil teve as instalações ampliadas com mais seis salas de aulas e uma quadra coberta de esportes.

Ainda este ano, a prefeitura também pretende concluir as reformas do CAIC Elomir Silva, em São José do Imbassaí, e da E.M Marquês de Maricá, em Itaipuaçu. Nessas reformas, a prefeitura está investindo mais R$ 1,6 milhão com recursos próprios.

Entre 2009 e 2012, a prefeitura já reformou 18 escolas municipais. Outras 15 unidades receberam melhorias na pintura e entrarão no cronograma de reformas em 2014.

Creches municipais

Além das reformas das escolas municipais, a secretaria de Educação amplia este ano a oferta de vagas para crianças de até cinco anos de idade com a entrega das obras de construção de mais três creches municipais – Bosque Fundo (Inoã), Marinelândia (Cordeirinho) e Jardim Atlântico (Itaipuaçu). Cada unidade tem capacidade para atender 240 alunos. As duas primeiras estão em fase final de acabamento e a secretaria vai começar em breve a instalar os móveis. A unidade de Itaipuaçu está em ritmo acelerado e a previsão da prefeitura é inaugurá-la ainda neste semestre.

Ao todo, Maricá contará com oito creches na rede municipal de ensino, além de 21 escolas que passaram a oferecer este serviço. Todas as unidades foram construídas no governo do atual prefeito, Washington Quaquá. Com as novas creches, a prefeitura vai atender 1260 alunos de 1 a 5 anos de idade.