Em cinco meses, UPA de Maricá atinge a marca de 40 mil atendimentos

UPA atinge mais de 40 mil atendimentos.

A Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA) de Maricá, em Inoã, completou cinco meses de funcionamento na última semana com a marca de 40.558 atendimentos prestados – uma média de 300 atendimentos por dia, número que pode chegar a 500. Os resultados ratificam o papel fundamental da unidade, gerenciada pela prefeitura, no reforço dos serviços de urgência e emergência em Maricá.

Do total de atendimentos prestados, a grande maioria diz respeito à clínica médica (22.616). As demais áreas que concentraram as demandas foram as de pediatria (8.413), assistência social (1485) e odontologia (1365).

Segundo a secretaria municipal de Saúde, o balanço dos primeiros cinco meses de implantação é bastante satisfatório. A diretora administrativa da unidade, Bárbara Beatriz Nogueira, destaca a importância do volume de serviços prestados e a importância da UPA na integração com os demais equipamentos de saúde da cidade. “A UPA não é uma unidade isolada, ela faz parte de uma estratégia de rede. Recebemos todo o apoio da nova gestão da secretaria de Saúde para garantirmos o compromisso com a qualidade de atendimento”, destacou Bárbara.

A administradora também ressalta que um dos principais desafios é esclarecer a população sobre o tipo de atendimento oferecido na UPA. “O quadro médico é composto por clínico e pediatra porque nosso objetivo é estabilizar os casos de emergência e urgência. Temos que explicar que o sistema da UPA não oferece os outros tipos de especialidades e atendemos respeitando uma escala de prioridade de risco ao invés de ordem de chegada”, destacou.

Ainda segundo Bárbara Nogueira, 60% dos casos acolhidos na unidade são os de menor gravidade. “A maioria dos atendimentos prestados é ambulatorial e de menor gravidade, o que naturalmente poderia ser resolvido nos postos de saúde, mas não deixamos de atender ninguém que nos procura. No entanto, aquele paciente classificado pela equipe de enfermagem com estado de saúde mais comprometedor será atendido primeiro", ressalta.

A unidade
A UPA de Maricá é composta por uma equipe de 250 funcionários que trabalham em escala de plantão, sendo 56 médicos, 36 enfermeiros, sete dentistas, quatro auxiliares de consultório dentário, sete farmacêuticos, quatro auxiliares de farmácia, sete assistentes sociais, dentre outras funções de apoio.

Na unidade, os pacientes dispõem de serviços de pediatria, odontologia e urgências clínicas. Durante os atendimentos, os pacientes podem receber os medicamentos para tratamento emergencial e passar por exames laboratoriais e de raios-x, além de procedimentos para sutura e nebulização, por exemplo.