Igreja Matriz de Maricá terá lavagem de escadaria no dia 12

Missa do Galo será celebrada às 20h do dia 24/12, véspera de Natal.

A tradicional lavagem da escadaria da Igreja de N.Sª do Amparo, ação religiosa que acontece há 14 anos em Maricá, será realizada no próximo dia 12 de janeiro. O evento, organizado pela Fonte de Orientação Religiosa das Matrizes Africanas (Forma), com apoio da prefeitura, vai reunir grupos religiosos afro do município num pedido de paz no mundo pelas guerras e catástrofes naturais.

A edição de 2013 do evento começa às 16h com uma procissão da Praça da Bandeira, no Centro, até à Avenida Nossa Senhora do Amparo, também na região central, onde fica a igreja. Antes da lavagem, os grupos afro irão fazer um minuto de silêncio em homenagem aos mortos. O evento em Maricá é o terceiro maior no Brasil, ficando somente atrás da famosa lavagem da Igreja do Bonfim, em Salvador (BA), que ocorre há 120 anos, e da Igreja São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, há 20 anos.

Após a ação religiosa, os participantes farão uma roda no anfiteatro da Praça Orlando de Barros Pimentel, para cantar músicas de candomblé e umbanda. A prefeitura cedeu o espaço do anfiteatro e vai montar os equipamentos de som para a realização do evento na praça, além de dar apoio durante a procissão com a presença de guardas municipais.