Abertas inscrições para oficina de teatro do Programa Circuito Estadual das Artes

Programa busca promover o acesso do público fluminense a espetáculos de teatro, dança, música e circo.

Maricá foi um dos municípios do Estado selecionados para receber o Curso de Formação e Capacitação Técnica em Teatro como parte das ações do 5º Circuito Estadual das Artes – programa da secretaria estadual de Cultura, que desde 2008 busca promover o acesso do público fluminense a espetáculos de teatro, dança, música e circo. Em parceria com a prefeitura, por meio da secretaria municipal de Cultura, o Grupo Milongas de Teatro será responsável pela oficina na cidade, que será realizada entre os dias 07 e 11 de janeiro de 2013, das 13h às 19h, na Cia Vida de Teatro e Dança – Avenida Senador Francisco Sabino da Costa, 1043.

A oficina é abertas à população e os interessados podem se inscrever enviando um email para marcoscamelo@osfabulosos.com ou pelo telefone (21) 8635-8701. O curso visa o fortalecimento artístico e a motivação e independência na produção teatral por meio de aulas aprimoradas de interpretação, dança e música. No final do curso haverá uma apresentação dos alunos. Além da oficina, o Grupo Milongas vai fazer um intercâmbio com o grupo da cidade de Maricá Cia Vida de Teatro e Dança. Essa experiência permitirá a troca de experiências com o grupo de artistas locais para a apresentação final de um trabalho em conjunto.

A subsecretária municipal de Cultura Rosely Pellegrino destacou que é sempre proveitoso a realização de projetos culturais com a chancela do Governo do Estado. “É muito gratificante podermos oferecer para população cursos interessantes que possibilitem o engrandecimento profissional e artístico”, destacou a subsecretária.

Circuito Estadual das Artes

Além da formação e capacitação técnica, o Circuito Estadual das Artes propõe a circulação de espetáculos pelo interior do estado. Por meio dele, grupos artísticos da capital fazem apresentações em diferentes municípios do interior, exibindo produções de reconhecida relevância cultural. Desde sua implantação, já promoveu mais de 220 apresentações por todas as regiões do estado. Esse ano, a programação está dividida em duas partes. A primeira acontece entre novembro de 2012 e janeiro de 2013; e a segunda, entre março e junho de 2013.

A programação do Circuito Estadual das Artes 2012 foi formada por meio de um edital público, cujo valor total é de R$ 2 milhões. O objetivo do programa é estimular uma programação de qualidade nos equipamentos culturais no interior do estado, assim como ampliar o mercado de trabalho para artistas, técnicos e produtores.

A superintendente de Artes da secretaria de estado de Cultura, Eva Doris, explica a importância do Circuito das Artes. “É uma via de mão dupla. Leva para o interior importantes produções, mas também supre um desconhecimento de vários artistas da capital com relação ao estado onde vivem”. Para Eva, com a implantação desse programa, o governo sinaliza para a importância da participação dos municípios no processo de construção de políticas públicas de longo prazo para a cultura fluminense. “Quando viajam pelos municípios, as companhias percebem o quanto a presença delas faz a diferença. Por isso, incentivamos oficinas e bate-papos entre os artistas visitantes e a população local para que haja um intercâmbio de ideias”.