Prefeitura de Maricá faz segunda reunião com representantes de Niemeyer

Representantes da prefeitura e do escritório de arquitetura Niemeyer discutem implantação de projeto na cidade.

Implantação de projetos do arquiteto na cidade foi a pauta do encontro

Representantes do escritório Arquitetura e Urbanismo Oscar Niemeyer participaram em Maricá, nesta segunda-feira, (17/12), da segunda reunião destinada para consolidar a implantação na cidade de dois importantes projetos do arquiteto, falecido no dia 05/12. O Oceanário Niemeyer e o projeto de piscicultura Cultimar estão entre os últimos criados pelo gênio da arquitetura.

A representante Mônica Illa e o assessor jurídico Carlos Eduardo Coelho conversaram com o secretário executivo da Prefeitura de Maricá Márcio Leite e com o assessor jurídico municipal Bruno Fialho Ribeiro sobre a documentação necessária para dar prosseguimento a implantação dos dois projetos. Segundo Mônica, as duas iniciativas são inéditas no país e trazem o traço característico do arquiteto que se tornou referência no mundo. “Além do oceanário possuir uma atrativo turístico com o aquário, nossa intenção é a área social, oferecendo, por meio da escola de oceanografia, capacitação para as pessoas, principalmente, as que estão voltadas para o mercado offshore. E, Maricá está em acelerado crescimento nesse setor”, explicou a sócia do escritório de arquitetura, acrescentando que o espaço está sob a administração direta do bisneto do arquiteto, Caique Niemeyer, que nos últimos 22 anos trabalhou diretamente no desenvolvimento de projetos com o bisavô.

Sobre o Cultimar, que foi idealizado exclusivamente para a cidade, Mônica destacou a necessidade de Maricá investir em centros de pesquisa para a atividade pesqueira, que é uma das mais antigas desenvolvidas na região. “Com tanques em forma de flores, pretendemos criar áreas para a produção, cultura e manejo de peixes”, destacou, acrescentando que somente o Cultimar prevê em torno de 5.500 m2 de área construída.

O secretário executivo de Maricá, Márcio Leite, recebeu o projeto-conceito o que permitirá estudar as formas legais que viabilizem a implantação do Oceanário e também do Cultimar. “O escritório vai nos enviar o projeto final para darmos início ao processo de licitação que definirá a empresa responsável pela construção”, explicou o secretário. Para o Oceanário, o local em estudo está localizado às margens da lagoa de Ponta Negra, numa área de 20 mil m2.

Para o prefeito Washington Quaquá, as duas obras são estratégicas para a administração municipal como forma de impulsionar o turismo na região e também como homenagem a um dos mais brilhantes representantes brasileiros em todo o mundo. “A família de Niemeyer é de Maricá. Seu avô, Ribeiro de Almeida, morou no Bananal e foi uma das grandes referências na vida do arquiteto. Por isso, considero de grande relevância a implantação desses projetos”, salientou o prefeito.