Atividades do PELC de Maricá viram exemplo de sucesso do Ministério do Esporte

As atividades do PELC viraram um exemplo de sucesso utilizado pelo Ministério do Esporte.

As atividades realizadas pelo PELC – Programa Esporte e Lazer da Cidade – em Maricá viraram exemplo de sucesso utilizado pelo Ministério do Esporte como parte da propaganda institucional do programa. Neste sábado (08/12), uma equipe contratada pelo ministério visitou a cidade e registrou imagens e depoimentos de alunos, pais e funcionários do projeto, considerado um dos mais bem executados em todo o país.

Mais de 100 alunos do programa e representantes dos dois núcleos e 15 subnúcleos onde o PELC atua na cidade participaram da gravação realizada no Complexo Esportivo Leonel de Moura Brizola, no Flamengo. A equipe de produção – composta por dois cinegrafistas, um fotógrafo, um assistente de som e uma diretora de arte – também buscou conhecer a história de vida dos alunos beneficiados. Uma dessas é a aluna Maria Regina, de 61 anos, do núcleo do bairro Flamengo. Com um histórico de doenças e dependente de medicamentos controlados, Regina começou a frequentar as aulas de tapeçaria do programa e superou a depressão. Hoje, não não precisa mais dos remédios. "Estou muito mais disposta. Depois do PELC, minha vida mudou pra melhor", disse a aluna.

Um dos coordenadores do PELC de Maricá, Ederson Aparecido Couto, explicou como se deu a escolha da cidade. “Em agosto desse ano, um representante do ministério visitou todos os núcleos onde o programa é realizado em Maricá, avaliou as atividades oferecidas, conheceu as comunidades beneficiadas e conversou com as pessoas envolvidas para saber o que elas achavam. Na ocasião, me recordo que ele elogiou muito a forma como trabalhávamos”, destacou Ederson, acrescentando que essa visita também foi realizada em outros municípios.

Com a finalidade de desenvolver uma proposta de política pública e social que atenda às necessidades de esporte recreativo e de lazer da população, o PELC vai além do papel para o qual foi destinado, na visão do coordenador do programa em Maricá. “O efeito transformador do programa afeta os alunos, mas também os professores e até a comunidade. Dentre alguns aspectos, percebemos que os profissionais melhoram o comportamento e a personalidade por lidarem com comunidades carentes, frisou Ederson.

Para o subsecretário municipal de Esporte e coordenador geral do PELC em Maricá, Ronaldo Castro, além de proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer, o PELC estimula a convivência social melhorando a qualidade de vida das pessoas. “A cada dia, percebemos a evolução dos alunos e da equipe. Inicialmente, eles se inscreviam pelo fato das atividades serem gratuitas, mas agora há também um vínculo afetivo com o programa, que faz com que os envolvidos sintam prazer por estar ali. É uma grande família”, destacou o subsecretário.

PELC em Maricá

Implementado em julho de 2001, o PELC é um programa federal, administrado pela secretaria municipal de Esporte. Atualmente, 1.500 alunos participam de suas atividades gratuitas, que vão do esporte (ginástica localizada, alongamento, hidroginástica, futebol, futsal, handebol, judô, jiu-jitsu, capoeira, kung fu e karatê) à dança (balé, jazz, dança de salão, dança livre e hip-hop), passando pela tapeçaria e artesanato. Ao todo, 14 funcionários são responsáveis pela realização do programa na cidade, que atende a um público de crianças a idosos.