Preservação Ambiental e reciclagem são temas da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Maricá

1902

A palavra mais utilizada nesta quarta-feira (17/09) na rede de escolas do município foi reciclagem. Afinal, quase todas realizaram atividades com o tema sustentabilidade e preservação ambiental. Na Escola Municipal Maurício Antunes de Carvalho, no Boqueirão, os alunos desenvolveram trabalhos de reciclagem com garrafas pet, caixas de leite longa vida, além de produção de horta suspensa, jogos educativos e instrumentos musicais utilizando tubos de PVC. Os estudantes produziram ainda cartazes para ajudar a conscientização a respeito das questões ambientais. Também participaram de oficinas transformando garrafas pet em flores decorativas para os jardins da escola.

A atividade começou às 8h e durou praticamente todo o dia. O projeto, que faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, contou ainda com a participação da comunidade, como foi  caso de Aparecida Ferreira, mãe de uma das alunas da escola Maurício de Carvalho, que reutiliza produtos transformando caixas de Leite em chinelos, bolsas ou porta moedas.

A diretora da escola, Suellen Figueiredo, pretende ampliar essa aproxcimação. “Vamos realizar projetos com as habilidades dos pais dos alunos. Muitos deles boas ideias de reciclagem”, afirmou. A professora Renata Toledo, responsável pelo desenvolvimento das ações realizadas na escola, destacou o trabalho dos alunos. “Fizemos várias experiências com os alunos, eles vivenciaram a importância da preservação ambiental”, avaliou.

Os alunos aprovaram as atividades. A maioria destacou que a reciclagem, além de preservar o meio ambiente, pode não só ajudar na renda familiar como servir para produção de brinquedos divertidos e de baixo custo.

Em outra escola, a Joaquim Eugênio dos Santos, na Mumbuca, a quarta-feira também foi de ciências. Lá, as atividades foram acompanhadas de perto pela representante do Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ, Amanda Wanis. Para ela Maricá está se destacando por estar trabalhando estes assuntos durante todo o ano. “Das 47 cidades que fazem parte deste projeto, cerca de 28 recebem recursos do governo, entre elas Maricá. A cidade está empenhada em despertar no estudante o interesse na ciência”, comentou. O trabalho desenvolvido nas escolas da rede municipal tem como finalidade ações que envolvam instituições parceiras e atividades pedagógicas no intuito de discutir a Sustentabilidade, Erradicação da Pobreza e Economia Verde.

O Subsecretário de Ciência e Tecnologia, Claudio Luz, comentou a importância destes projetos para a vida dos alunos. “O importante é despertar nas crianças o interesse pela ciência, pela sustentabilidade”. A Subsecretaria de Ciência e Tecnologia é vinculada a Secretaria de Educação e tem aprofundado este tipo de projeto nas escolas da rede.

Já em Barra de Maricá, o hino nacional abriu a manhã de atividades na Escola Municipal João da Silva Bezerra. Enquanto em cada sala aconteciam exposições de trabalhos dos alunos, no pátio a Orquestra João Bezerra tocava pop rock embalando as atividades. Segundo a diretora,  Simone Reis, a programação foi elaborada para estimular os alunos. “Queremos contribuir para que as pesquisas tragam discussão, reflexão e atitudes importantes para os nossos estudantes e para nossa comunidade escolar”, afirmou.

Em cada sala de aula grupos de alunos explicavam aos visitantes sobre a importância da preservação. “Brincar e Sustentar” foi um dos temas escolhidos, nos quais mostraram brinquedos que podem ser criados com garrafas pet e caixa de leite longa vida, além de outros materiais.