Maricá reafirma potencial turístico na maior feira do setor no país

0
1306
A previsão é que a ponte esteja pronta em dezembro - Foto: Fernando Silva

Presente no maior e mais importante evento de turismo da América Latina, o Brite 2012 (Brazil International Tourism Exchange), realizado no último fim de semana (28 a 30/09) no Rio de Janeiro, o município de Maricá foi apontado por especialistas e autoridades como uma das cidades indutoras do turismo no país.

O secretário Estadual de Turismo, Ronald Àzaro, que participou do evento, explica: “Maricá está localizada na Região Metropolitana, tem a vantagem de estar próxima à capital e, somado a isso, possui vocação turística própria, com lindas praias e um cenário acolhedor”. Para o secretário, a cidade passa por uma transformação na busca de um planejamento mais focado no turismo de qualidade. “Não basta ser um lugar bonito. É essencial oferecer infraesturutura, que passa por serviços de hospedagem, gastronomia e opções variadas de lazer para atender o turista”, destacou o secretário estadual, que assinou no sábado (29.09) um protocolo de intenções com os municípios, incluindo Maricá, para colaboração mútua a fim de obter recursos do Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo, do Governo Federal) e incrementar o setor no Estado do Rio de Janeiro.

Presidente da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), George Irmes, que palestrou durante o Brite, defendeu o mesmo ponto de vista sobre Maricá. Para ele, o desafio do município é aproveitar ao máximo o cenário de extremo aquecimento do setor no país – a expansão de agências de viagens e de companhias aéreas é um exemplo. “O cenário é muito positivo. Maricá é belíssima, mas o turista precisa saber melhor o que a cidade tem para oferecer”, destacou George, apontando a realização de um inventário turístico como uma das saídas para oficializar o mapeamento das atrações da cidade e auxiliar a consolidação do setor turístico na cidade. “O inventário turístico é um instrumento extremamente importante para o desenvolvimento do turismo em qualquer lugar, porque facilita o acesso a recursos federais e auxilia no planejamento de eventos e projetos para as cidades. É complicado desenvolver um setor sem quem haja muita pesquisa”, declarou o presidente da ABAV.

Belezas naturais e arte local no estande de Maricá

Durante os três dias da feira, o público pode conhecer alguns dos encantos da cidade de Maricá, com a exibição de vídeo e distribuição de folders com informações históricas e descrição dos pontos turísticos da cidade. O projeto “Espraiado de Portas Abertas”, evento de cultura e turismo rural apoiado pela prefeitura, estava representado numa exposição de objetos produzidos com fibra de bananeira, matéria-prima típica da localidade, e também pelo trabalho das Tapeceiras do Espraiado.

No estande também teve espaço para o trabalho em terracota – a escultura “Só as Mães são Felizes” – da artista plástica Maria Emília de Magalhães Minhava, conhecida como Milla, que mora em Cordeirinho, e teve peças de sua autoria exibidas na casa montada pelo Brasil durante as Olimpíadas de Londres, em junho passado.

Além disso, a prefeitura apresentou dois projetos musicais realizados na cidade que empolgaram o público do Brite. Na sexta-feira, dia 28.09, os artistas locais Edi Baiano, Raul Palmeira, Vivian Rool e Jobleh subiram ao palco e apresentaram muita MPB por meio do “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”. Já no sábado (29.09), foi a vez do público conhecer o projeto “Samba di Boteco”. O cantor Claudinho Guimarães sacudiu a plateia com seu suingue e muito samba de raiz.

A secretária municipal interina de Turismo, Lezirée Figueiredo,fez um balanço positivo sobre a participação da cidade no Brite. “Fizemos grandes contatos com operadoras de turismo. Além disso, mais de 160 pessoas por dia visitaram nosso estande”, informou a secretária.

Maria do Carmo Fonseca, de 34 anos, moradora de Ouro Preto, é apaixonada por praia e confessou, durante sua visita ao estande de Maricá, que não sabia que o litoral da cidade era tão extenso. “Como boa mineira, nas férias sempre viajo na direção do sol. Nunca fui a Maricá, mas estou encantada e certamente vou incluí-la nos meus próximos roteiros”, revelou.

Já Roberto Castro, de 48 anos, considera a proximidade com a capital um dos fatores principais para a escolha de Maricá como destino turístico. “Moro no Rio e gosto de visitar a cidade, que fica a uma hora da minha casa. É perto e posso curtir com toda a família”, explicou o bancário.

Sobre a feira

Com o temaAs cores e os sabores do Brasil”, o Brite recebeu a visita de mais de 190 operadores internacionais de 35 países e 175 expositores de todo o Brasil. Foram oferecidas mais de 40 palestras e 26 shows e apresentações culturais durante os três dias de realização. Com um investimento de R$ 8 milhões, o evento ocupou uma área de 10 mil metros quadrados no Píer Mauá, no centro do Rio, e gerou mais de 4.500 empregos diretos e indiretos.