Ex-aluno da Escola do Retiro dá nome à 17ª sala de recursos da rede municipal

Sala de recursos da Escola do Retiro é a 17ª da rede municipal.

A Escola Municipal do Retiro inaugurou, nessa quinta-feira, 27 de setembro, a sala de recursos Victor Hugo Reis dos Santos, justamente no dia em que devotos e não devotos dos santos meninos Cosme e Damião cultivam, em quase todo o estado, a tradição de distribuir doces para as crianças. O nome homenageia um ex-aluno, que integrou também a Guarda Mirim, e faleceu em maio deste ano, vítima de aneurisma.

Seus colegas de classe, em presença da mãe de Victor Hugo, Daniela dos Santos Reis, e da avó, Nadir dos Santos Reis, prestaram-lhe um tributo, cantando em coro uma canção que, entre outros versos, dizia: “Embora tão longe, contigo estou”.

A sala de recursos da Escola do Retiro é a décima sétima sala do gênero implantada na rede pública municipal de Maricá, segundo a coordenadora de Educação Inclusiva da secretaria municipal de Educação, Mônica Rigó. “Inicialmente, 12 alunos serão atendidos”, informa. A seleção foi feita depois de avaliação dos estudantes pela equipe da Coordenação de Saúde Mental do município. “Em outras unidades, também recebemos crianças das outras escolas do entorno, feito um minicentro de atendimento pedagógico descentralizado em Maricá. Mas nesse caso do Retiro, somente os alunos da escola serão beneficiados”, explica Mônica. “Hoje são 12, mas com a perspectiva de ampliar esse número, pois estamos aguardando ainda outros laudos”, complementa a diretora da escola, Adriana Ribeiro dos Santos.

Na cerimônia de abertura da sala, o aluno Erik Davi Reis Clemente, de seis anos, o primeiro a falar, pronunciou uma oração de agradecimento “ao Senhor por essa escola, pelos professores, por tudo”. A subsecretária de Gabinete da secretaria de Educação, Mariane Mary, participou da solenidade representando a secretária Marta Quinan. “É com muito prazer que estou aqui, nessa data em que passamos a oferecer às crianças ainda mais qualidade na Escola do Retiro.”

Salas atendem alunos com deficiência

O processo de implantação de salas de recursos nas unidades de ensino em Maricá é produto de um trabalho iniciado pela administração municipal em 2009 junto ao Ministério da Educação (MEC), que disponibiliza recursos para esse fim por meio do Programa de Atendimento Educacional Especializado. Além de mobiliário específico, as salas de recursos – que atendem exclusivamente alunos com deficiência mental e/ou física no contraturno das aulas – contam com mais de 20 itens, entre lupa eletrônica, computadores, teclados especiais e jogos pedagógicos. Esses espaços recebem ainda uma verba para despesas complementares, conforme a necessidade local. Parte da lista de itens já está na escola. Outros materiais ainda serão instalados, mas sem prejuízos ao andamento das atividades.