Ministro e governador entregam UPA ao município

O governador Sérgio Cabral e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inauguram UPA ao lado da primeira-dama Rosângela Zeidan.

A cidade de Maricá ganhou, na tarde desta quinta-feira (20/09), sua primeira Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA), localizada no distrito de Inoã, bem perto da RJ-106, e com capacidade para atender até 450 pessoas por dia. Numa cerimônia com as presenças do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; do governador Sérgio Cabral; e do secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, a unidade foi oficialmente entregue ao município, que irá administrar o espaço. A partir das 19h de hoje, toda a estrutura de atendimento já estará aberta ao público.

A comitiva comandada pelo governador do Estado e pelo ministro Alexandre Padilha chegou a UPA por volta de 16h. Depois, todos conheceram as principais instalações do módulo. O governador Sérgio Cabral destacou que a concretização do projeto só foi possível graças ao apoio e esforço da Prefeitura de Maricá, que destinou um local adequado para erguer a unidade. "Esta obra é uma demonstração de vitalidade e parceria entre os governos municipal, estadual e federal. Hoje começa uma vida melhor para a
população de Maricá. Vi no sorriso das mães aqui a tranquilidade que esta UPA trará para a região”, completou.
Já o ministro Alexandre Padilha destacou que a instalação da UPA em Inoã não é o único sinal da forte parceria federal com o município, em alusão à construção do novo hospital municipal Dr. Ernesto Che Guevara. “Queremos que o hospital esteja pronto o mais rápido possível para que o município de Maricá se torne uma referência em Saúde para a região do Comperj”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde de Maricá, Carlos Alberto Malta Carpi, representou o prefeito Washington Quaquá ao lado da primeira-dama Rosângela Zeidan e reforçou o papel estratégico que a UPA de Inoã terá no atual cenário de crescimento populacional. “A UPA vai servir como porta de entrada para todo o atendimento de urgência de Maricá e de bairros de São Gonçalo, por exemplo, que estão muito próximos e procuram a nossa rede de saúde”, afirmou.
Moradora de Inoã, Jaqueline Martins Viana, de 30 anos, considerou a UPA um ganho para o bairro. Com sete filhos, frequentemente precisa levar a filha mais nova, de seis meses, até o hospital municipal, no Centro. “Não tenho carro, dependo de ônibus para fazer nebulização nela. Demoro mais de 40 minutos para chegar lá. Agora, a UPA está ao lado de casa”, destacou. Já Ezídio Alves Fontes, de 63 anos, comemorou a facilidade no tratamento cardíaco, que exige acompanhamento constante. “Minha pressão geralmente está muito alta, preciso de acompanhamento médico frequente e confesso que muitas vezes, por conta da distância, relaxo no tratamento. Com a UPA, darei mais atenção a minha saúde”.
Estrutura
Na UPA os pacientes vão dispor de serviços de pediatria, odontologia e urgências clínicas, além de exames laboratoriais e salas de raio-x, sutura, medicação e nebulização. O local também possui uma unidade de cuidados intensivos, com quatro leitos, e unidades semi-intensivas para adultos (há 10 leitos de observação para adultos e três leitos infantis). Uma ambulância integra a estrutura de atendimento da UPA. Ao todo, cerca de 300 pessoas, entre técnicos, dentistas, assistentes administrativos e farmacêuticos fazem parte da equipe da Unidade de Pronto Atendimento. O número inclui 49 médicos.