Alunos de escola na Mumbuca realizam Feira aberta à visitação

O grupo da aluna Olga de Almeida Fernandes, de 10 anos, reproduziu uma maquete explicando o funcionamento do sistema de captação da água.

Começou nesta quarta-feira (19/09) a primeira Feira Integrada da Escola Municipal Joaquim Eugênio dos Santos – evento que reúne uma série de trabalhos desenvolvidos pelos 512 alunos da unidade ao longo deste ano. Com o tema “Maricá, Exuberante pela própria natureza!”, a feira está aberta à visitação até esta sexta-feira, dia 21/09, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Entre os trabalhos em exposição destacam-se 50 maquetes que abordam temas relacionados à história, economia, cultura e turismo da cidade. Além desse material, também compõem a feira a exibição de cartazes, fotos antigas, objetos de artesanato e amostras de elementos fundamentais da culinária indígena, como o aipim, o inhame e a batata doce. Outra curiosidade da feira é o acesso do público à explicação sobre a origem dos nomes dos bairros de Maricá.

Há nove meses como diretor da escola, Ilson da Silva Cardoso destaca a importância dessa atividade para enriquecer o aprendizado dos alunos. “Nosso objetivo é levar a escola para fora da sala de aula, com a realização de eventos que contemplem e integrem a comunidade, fazendo com que o aluno conheça a cidade em que vive”, considerou o diretor, acrescentando que o projeto da feira foi idealizado desde o início deste ano letivo e incluiu etapas anteriores como a visita de alunos a diversos pontos turísticos da cidade, como Orla de Araçatiba, Igreja Matriz e Restinga da Barra. “Realizamos essas e outras atividades para contribuir com a pesquisa de campo”, explica Ilson da Silva.

Apresentação dos Trabalhos

Outra maquete reproduz a Estrada de Ferro de Maricá. Uma das alunas que montou o trabalho, Marcely Oliveira, do 5º ano, falou sobre a importância do trem para o início do desenvolvimento econômico do município, que desempenhou no passado o papel de cidade fornecedora de alimentos agrícolas para a capital. “Pesquisei muito sobre a importância da linha ferroviária para Maricá. Acho que ainda deveria ter essa opção de transporte aqui na região”, defende a aluna.

Um importante capítulo na história da cidade – a catequização de índios pelos padres jesuítas – foi abordado pelo grupo do aluno Miguel Pereira da Silva, de apenas sete anos. Caracterizados com uma espécie de cocar indígena, os alunos relatavam aos visitantes os feitos do padre José Anchieta nas terras onde hoje está localizada a cidade Maricá. Entre os episódios lembrados pelos alunos está a conhecida história da pesca milagrosa na Lagoa de Araçatiba. “Adorei participar desse trabalho porque descobri que a cidade foi habitada por índios”, comentou.

Uma das visitantes da feira, Andrea Moreira Monteiro considerou importante a iniciativa da escola. “Os trabalhos estão muito bem elaborados e a apresentação dos alunos está muito embasada”, destacou Andrea, mãe do aluno do 4º ano Guilherme Monteiro Clain, de 10 anos, que produziu um trabalho sobre a dengue. “Meu filho pesquisou na internet sobre as causas da doença. Esses trabalhos dedicação e responsabilidade dos alunos e isso é muito positivo para a rotina escolar deles”, destacou a mãe.