Meninas de Maricá recebem fotos do Baile de Debutantes

Jovens debutantes receberam material comemorativo do baile "Um Sonho de Princesa".

Mais um importante capítulo foi marcado na história de 40 meninas da cidade de Maricá. A secretaria municipal de Assistência Social e Participação Popular realizou nesta terça-feira, dia 31/07, a entrega de um material comemorativo para as debutantes que participaram do baile “Um sonho de Princesa”, realizado pela prefeitura no dia 28 de junho no Colégio Cenecista.

Acompanhadas de seus responsáveis, as jovens receberam um CD com diversos momentos fotográficos do dia da festa e também um caderno com as redações compostas pelas jovens de um concurso organizado pela secretaria de Assistência Social.  Os textos serviram para selecionar as jovens participantes do baile. Ao todo, 150 meninas de escolas das redes municipal e estadual cadastradas no Programa Social Bolsa Família participaram do concurso de redação – as 40 melhores foram selecionadas.

Antes de entregar o material, a secretária municipal de Assistência Social e Participação Popular, Laura Maria Vieira da Costa, fez questão de ler algumas mensagens escritas pelas participantes sobre a emoção do dia de gala que viveram.

Um dos textos mais emocionados era o de Suzane Pereira dos Santos, que estava acompanhada de sua mãe, Maria Coelho dos Santos.No relato, Suzane dizia que era impossível descrever em apenas uma palavra o seu "dia de princesa". “Sonhar é viajar no mundo real e derrubar as barreiras da fantasia. Eram 40 meninas, 40 sorrisos e 40 sonhos realizados”, registrou a debutante. Moradora do bairro Pindobal, a família de Suzane, composta por seis pessoas, vive de salário mínimo. “Não teria condições de proporcionar à minha filha uma festa tão mágica quanto a que ela teve. E agora poderemos mostrar os momentos marcantes do baile de 15 anos da minha filha. Como minha família é de Minas Gerais e eles não puderam vir à festa, agora poderão ver cada momento”, declarou Maria Coelho.

Emoção das famílias

Jaciara Silva do Espírito Santo, mãe da jovem Andressa Adrielly Espírito Santo, também destacou a importância dessa iniciativa para a história de vida dela e da filha. “Seria impossível proporcionar uma festa como essa. Trabalho, mas não tenho carteira assinada nem condições financeiras de arcar com um gasto assim. Era um desejo da Andressa ter a festa de 15 anos, mas, mais do que isso, era a realização do meu sonho, já queeu não pude ter a minha”, salientou Jaciara. Já a debutante Andressa disse que dois momentos ficarão para sempre em sua memória. “Na minha cabeça, a entrada no salão registrou a passagem da minha vida de criança para uma nova experiência a ser vivida. Além disso, ter dançado a valsa com meu pai também me deixou muito emocionada. Com esse CD, as recordações saem da cabeça e agora terão um registro para mim e para todos os meus amigos”, frisou a jovem, que pretende escolher sua melhor foto e produzir um banner para colocar na parede da sala de casa.

A secretária Laura lembrou que os recursos para a festa foram conseguidos por meio do patrocínio de 41 “padrinhos”, que doaram uma quantia em dinheiro para aluguel dos vestidos, cabelo e maquiagem das meninas e compra dos presentes (cada uma ganhou um cordão e um brinco de prata). “Nosso objetivo de levantar a autoestima dessas famílias foi alcançado ao mostrar que elas são capazes de realizar um sonho. Esse CD representa uma recordação que para sempre irá marcar a história de vida dessas 40 jovens, salientou a secretária.