Casa da 1ª à 3ª Idade oferece palestra gratuita sobre Reflexologia

0
1498
Terapeuta holístico Luiz Gabriel dos Santos explica benefícios da Reflexologia.

Trinta integrantes da Casa da 1ª à 3ª Idade, projeto social mantido pela Prefeitura de Maricá, participaram na manhã desta sexta-feira, dia 27/07, da Oficina de Terapia Alternativa, oferecida pelo terapeuta holístico Luiz Gabriel dos Santos, sobre os benefícios da técnica milenar de reflexologia podal (pés), auricular (orelha) e também shiatsu.

Dentre alguns pontos abordados, o terapeuta explicou que o tratamento permite minimizar dores corporais, stress ou até depressão, por meio de estímulos em áreas específicas do corpo, associadas à origem, por exemplo, de dores de cabeça, na coluna ou de problemas crônicos, como pressão alta. “Nosso objetivo é atenuar a dor e oferecer um pouco mais de conforto para esses usuários. O procedimento consiste em manipular o ponto correspondente à região afetada. A pressão recebida envia sinais que equilibram o sistema nervoso e que liberam substâncias químicas, como a endorfina, que reduzem o stress e dores”, destacou o terapeuta.

O público presente ficou muito entusiasmado com os benefícios do tratamento apresentados durante a palestra. Heni Solange Bezerra Ramos, de 65 anos, não conhecia as vantagens da Reflexologia. “Foi muito importante saber que existem maneiras alternativas para aliviar alguns sintomas que incomodam e atrapalham meu dia-a-dia. Sofro com fortes dores na coluna e labirintite, mas estou otimista com esse novo tratamento”, destacou Heni, que há três anos frequenta a Casa da 1ª à 3ª Idade. Atualmente, pratica alongamento, hidroginástica, pintura, danças de salão e cigana.

Outro usuário da casa que aprovou a oficina foi Eduardo Mariano Neto, de 66 anos. Praticante da dança de salão, ele considerou o encontro muito proveitoso. “Sinto muita dor nos braços e nas pernas. Tomo remédios que não resolvem esse problema. Quero buscar novos caminhos de tratamento e considero essa uma oportunidade incrível”, frisou Eduardo.

Na sede da Casa da 1ª à 3ª Idade, no centro, as sessões de reflexologia são realizadas gratuitamente às sextas-feiras e em Itaipuaçu às quintas. Atualmente são realizados, em média, 100 atendimentos por mês.

A subsecretária de Políticas para o Idoso e diretora da Casa da 1ª à 3ª Idade, Denize Fortes, revelou que é perceptível as mudanças em quem faz o tratamento no local. “Observamos que os idosos que fazem uso da reflexologia desenvolvem um bem-estar natural e melhoram o funcionamento do organismo como um todo”.

Outras atividades na Casa da 1ª à 3ª Idade
Além de reflexologia, a Casa da 1ª à 3ª Idade oferece aulas de dança, lutas, artesanato, inglês, música, yoga, hidroginástica e natação, entre outras. O projeto atende gratuitamente 3.800 pessoas em sete núcleos (em Bambuí, Guaratiba, Inoã, Itapeba, Ponta Grossa, Ponta Negra e São José de Imbassaí), além das casas no Centro e em Itaipuaçu. Segundo Denize Fortes, há um estudo em andamento para a implantação de mais uma casa em São José do Imbassaí.

Os interessados em participar das oficinas devem se inscrever na sede principal da Casa da 1ª à 3ª Idade, na Rua Clímaco Pereira, 269, no Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. É necessário apresentar cópias do CPF e RG, comprovante de residência, atestado médico (original e duas cópias) e duas fotos 3 X 4. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3731-0589.