Debutantes ensaiam para grande baile do dia 28

Novos CEPs já funcionam no sistema dos Correios. Até 2013, a Prefeitura vai instalar placas de identificação em toda a cidade

O ginásio poliesportivo do colégio Cenecista, no Centro, virou um grande salão de dança no fim da tarde de ontem (12/6). As marcações no chão usadas em partidas de futebol, vôlei e handebol viraram referência para o posicionamento de uma grande valsa. O motivo? O ensaio para o Baile de Debutantes que a Prefeitura promove no próximo dia 28 (o evento estava marcado para o dia 22, mas teve que ser adiado). As 40 meninas que vão ganhar a festa receberam as instruções da subsecretária de Assistência Social, Nancy Soeiro. O próximo ensaio será na sexta-feira, dia 15.

A maioria das adolescentes, como Rayani Silvestre, nunca havia dançado valsa antes. A menina, que estuda no colégio Joana Benedicta Rangel e mora no Saco das Flores, sempre sonhou com uma festa de 15 anos, mas a mãe, que cria sozinha ela e a irmã, não teria condições de pagar. Pra fazer bonito no dia do baile, Rayani ficou atenta às instruções da subsecretária.

– Já estou nervosa hoje (ontem) com medo de errar os passos, de dançar feio. Imagina no dia! Quero que chegue logo, estou super ansiosa – contou.

Para ganhar a festa, as meninas precisavam estar matriculadas na rede pública e cadastradas no programa Bolsa Família. A seleção foi feita através de um concurso de redação, que teve 110 participantes e destacou as 40 melhores. Como prêmio, as meninas ganharão uma festa com direito a bufê, aluguel de vestidos, convites para até quatro convidados, fotografia e maquiagem. Tudo patrocinado pela Prefeitura e por “padrinhos” (secretários e funcionários municipais) que contribuíram com R$ 150 cada para ajudar nas despesas.

– Nas redações as meninas colocaram a vida delas e recebemos muitas histórias emocionantes, de vidas com muitas dificuldades. Nosso objetivo é levantar a autoestima das participantes e realizar um sonho que, para muitas, não poderia ser realizado de outra forma – disse a secretária de Assistência Social, Laura Maria Vieira da Costa.