Trekking movimenta o domingo em Maricá

A etapa deste domingo, 17/6, do Circuito Trilha Carioca de Trekking movimenta a cidade. A competição é uma boa opção de esporte combinada ao lazer e com um cunho social. A organização do evento vai sortear brindes dos patrocinadores para os participantes que colaborarem doando alimentos não
perecíveis, que serão entregues à Creche Fazer.  Entre os itens pedidos estão leite em pó, achocolatado em pó, macarrão, pão de forma e biscoitos. Sendo uma competição que lida diretamente com a natureza – os participantes percorrem trilhas com navegação por bússola – o Circuito Trilha Carioca também se preocupa com ações de sustentabilidade. Nesta etapa os organizadores farão recolhimento de óleo de cozinha usado, já que seu descarte na natureza causa grande impacto na qualidade das águas, além de coleta de pilhas e baterias usadas.  A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura, através das secretarias de Turismo e Lazer, Esportes e do Ambiente, que recolherá todos os produtos.

O ponto de partida será na Praça de Divinéia, na Barra de Maricá A primeira equipe começará a prova às 9h30 da manhã e as demais sairão em intervalos conforme quadro definitivo que será divulgado nesta sexta-feira à noite.  A Prefeitura de Maricá vai disponibilizar banheiros químicos no local. A prova será dividida em quatro categorias – Elite e Graduados – com percurso de 8 km que deverão ser completados em aproximadamente 2h30, Trekker e a Novatos, mais leves e com duração de 1h30. A prova é aberta a qualquer pessoa, mas segundo um dos responsáveis pelo enduro, Cadu Freitas, a orientação é para que pessoas com hábitos sedentários evitem participar.

Para familiarizar os participantes de primeira viagem, no sábado, 16/6, vai haver um Curso de Navegação no Jardim Botânico entre 10h30 e 12h. As inscrições serão realizadas apenas pelo e-mail: cadufreitas@trilhacarioca.com.br. Somente as duas principais categorias poderão usar equipamentos de navegação e controle de tempo eletrônico. As planilhas de todas as categorias estarão disponíveis no site na sexta-feira à noite. A organização informa que não haverá entrega deste material no check-in, que será a partir das 8h30min. Cada grupo deverá fazer o login da sua equipe e baixar o arquivo. A organização aponta que qualquer atitude considerada antidesportiva que possibilite a visualização de planilhas que não sejam da própria categoria sujeitará o infrator à desclassificação.

O Trekking é um enduro de regularidade disputado a pé. Segundo os organizadores, a prova deve atrair cerca de 150 competidores divididos em 50 equipes. Esta é a sexta vez que a prova acontece na cidade. Bairros como Espraiado, Itaipuaçu, Retiro e Inoã já receberam o enduro. Para Cadu, a cidade tem sido escolhida com frequência por vários fatores.  “Maricá tem um grande potencial de trilhas e paisagens”, afirma. “Além disso, é belíssima, tem fácil acesso e fica perto dos grandes centros”, completa. É recomendável uso de filtro solar, roupas leves, tênis confortável com meias, boné, e claro, máquina fotográfica para registrar as belas paisagens. É recomendável também levar lanche leve, apesar do local de largada ter comércio ao redor. Na competição, cada participante percorre trilhas pré-estabelecidas em planilhas. O melhor é sempre quem chega mais próximo do tempo estabelecido pela direção da prova. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site www.trilhacarioca.com.br/inscrições/.