Flamengo e Santos decidem Brasileiro de showbol em Maricá

0
835

A 5ª edição do Campeonato Brasileiro de Showbol terá uma final entre cariocas e paulistas. Flamengo – campeão em 2009 e 2010 busca o tricampeonato – e Santos, venceu em 2008 e está atrás do seu segundo título nacional – decidem neste domingo, em Maricá, o título da competição.

A final acontece às 10h, no ginásio do Esporte Clube Maricá, no Centro, com transmissão ao vivo do Sportv. Um pouco mais cedo, às 9h, Vasco e São Paulo disputam o terceiro lugar. A entrada é um quilo de alimento não-perecível, que será doado para entidades filantrópicas da cidade.

Dois telões (um na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, e outro na área externa ao ginásio do clube) foram instalados pela prefeitura, que apoia o evento, para que os moradores também possam acompanhar os jogos decisivos com conforto e qualidade.

Flamengo confirma favoritismo

A primeira semifinal foi disputada com muito equilíbrio entre vascaínos e santistas. O público vibrou com jogadas de categoria de Pedrinho (autor de quatro gols), Alex Pinho (2 gols) e Donizete (1 gol), pelo Vasco, e de Eduardo Marques (artilheiro do jogo com cinco gols) e Paulo Rink (marcou duas vezes), pelo Santos.

O jogo ficou empatado em 7 a 7 até que o jogador santista Demétrius, a dois minutos do fim do segundo tempo, aproveitou o contra ataque e desempatou a partida, sacramentando a vitória paulista. Com o resultado, o Santos elimina o Vasco, atual campeão, e vai disputar sua terceira final do Campeonato Brasileiro de Showbol.

Após este jogo, Flamengo e São Paulo entraram na quadra para definir a segunda vaga na final. A expectativa era de um jogo muito disputado, já que na fase de grupos as equipes se enfrentaram com vitória rubro-negra por 14 a 12.

Mas quando o juiz apitou o início da partida, o Flamengo imprimiu um ritmo muito rápido e com bastante toque de bola. Antes do final do primeiro tempo, o jogo estava 8 a 1 para o time carioca. No segundo tempo, o goleiro rubro-negro Robertinho tomou cartão azul por reclamação no quarto gol do São Paulo e ficou dois minutos fora do jogo.

Como a equipe carioca não tem goleiro reserva, o atacante Djalminha foi para o gol, faltando nove minutos para acabar a semifinal. Mas nem assim o Tricolor paulista conseguiu equilibarr a partida e o Flamengo ainda marcou mais três vezes, fechando o placar com 14 a 6. Os artilheiros desta semifinal foram Cleisson (5 gols), Djalminha (4), Maurinho (2), Jorginho (2) e Fábio Baiano (1), pelo Flamengo, e Amoroso (4), Pavão (1) e Wilson (1) pelo São Paulo.