Abertura de exposição no Mercado das Artes reúne estudantes maricaenses

Historiador Cezar Brum apresenta exposição de fotos. Foto: Fernando Silva

O recém-inaugurado Mercado das Artes, em Maricá, abriu as portas na tarde desta sexta-feira, dia 25.05, para a exposição “A História de Maricá através da fotografia”, um acervo que reúne mais de 90 imagens históricas da cidade desde a pré-história, englobando também a época colonial e imperial.

Graças a um trabalho de mais de 30 anos do historiador Cezar Brum, a mostra é fruto de um trabalho pedagógico aplicado em sala de aula com os alunos do Colégio Estadual Eliziário Matta. Segundo Cezar, que também é professor de História e Geografia das redes municipal e estadual de ensino, a exposição permite envolver o aluno de forma direta e atrativa.

“É importante destacar a importância e entrosamento de 80 alunos do Curso Normal do Colégio Estadual Eliziário Matta. Esse trabalho é uma complementação didática que permite multiplicar o que aqui está sendo apresentado para a população”, explicou o historiador e curador da mostra, que também já publicou, em 2004, o livro “Contando a História de Maricá”, que terá publicada a segunda edição ainda este ano.

Imagens históricas e preciosas

De acordo com Cezar, as fotos contam a história da cidade antes mesmo dos portugueses chegarem ao Brasil. “A mostra está dividida em partes. Na primeira se torna essencial contextualizar a importância da cidade para a História.”, explica o historiador destacando a imagem do índio tupinambá no século XVI.

Além dessa foto, outros registros merecem destaque como, por exemplo, a imagem do documento de D. João VI que eleva Maricá à categoria de vila, em 26 de maio de 1814. Outras imagens importantes para a história de Maricá são as fotos da Fazenda Pilar, que comprova a visita da Princeza Izabel e do Conde D´Eu ao município em 1868, e também da Fazenda Itaocaia, que recebeu a ilustre visita, em 1832, do naturalista britânico Charles Darwin.

Outro registro presente na exposição muito importante é a foto de um dos maricaenses mais ilustres da cidade, Domício da Gama. Segundo Cezar, Domício da Gama, pseudônimo de Domício Afonso Forneiro, foi escritor, jornalista, diplomata e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

Também estão registradas as fotos, em 1935, da primeira mulher candidata a vereadora na cidade, a professora Leonor Leite Bastos de Souza; e a visita, em 1945, do presidente Getúlio Vargas à Maricá, destacando a presença de Dirce Rangel, servidora municipal da cidade do setor de Contabilidade, que aparece no registro com nove anos, no momento de um discurso enquanto aluna do Colégio Estadual Eliziário Matta.

– “São momentos de nossa história que poucos sabem. Considero necessário não apenas para os estudantes, mas para todos os moradores que, de forma geral, precisam conhecem a importância e a origem de nossa cidade”, destacou o curador, convidando o público para visitar a exposição até o dia 25 de junho.