Prefeitura promove sábado de lazer na praça do Centro

Animais empalhados chamaram a atenção das crianças na Praça Orlando de Barros Pimentel - Foto: Renata Cruz

Os moradores de Maricá tiveram um sábado recheado de atrações na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. Hoje, quando a cidade completa 198 anos de emancipação politico-administrativa, quem ganhou o presente nesta bela manhã de sol foram as famílias. Enquanto os pais aproveitavam para conhecer projetos da prefeitura, a criançada se divertiu nos brinquedos infláveis montados pela Secretaria Municipal de Esportes.

A tenda da Secretaria de Ambiente e Urbanismo e de Agricultura e Pesca chamou a atenção de quem passava pela praça. Quatro animais empalhados (jacaré de papo amarelo, tamanduá mirim, jiboia e lontra) do Parque Estadual da Serra de Tiririca foram a atração da criançada.

– Parece que são de verdade. O animal que mais gostei foi a cobra – conta Lucas de Oliveira Braga, de 7 anos. As pessoas que acertavam um questionário sobre o ecossistema de Maricá também levavam para casa uma muda nativa da mata atlântica.

Serviços

Na tenda da Secretaria de Trabalho e Emprego, foram oferecidos serviços de emissão de carteira de trabalho, cadastramento para vagas de empregos, além de inscrições para cursos do Projovem Trabalhador.

No estande da Secretaria de Assistência Social e Participação Popular, os estudantes esclareceram dúvidas e conheceram mais sobre o projeto que beneficia 1000 alunos de Maricá que estudam em faculdades e escolas técnicas da Região Metropolitana. No mesmo local, funcionários da secretaria orientaram os moradores sobre os programas realizados no município em parceria com os governos estadual e federal, como Bolsa Família, Renda Melhor e Renda Melhor Jovem, Cadastro Único e o projeto habitacional Minha Casa, Minha Vida.

Os moradores também foram orientados sobre projetos para dependentes químicos e pessoas com deficiência. Ainda foram distribuídos panfletos sobre doenças sexualmente transmissíveis, contra discriminação racial e de homossexuais, da Lei Maria da Penha, criada para garantir punição aos agressores de mulheres, além de preservativos.

Artesanato

Os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) também marcaram presença na ação da prefeitura. Eles colocaram à venda os produtos artesanais feitos com material reciclado, como porta-copos, porta-retratos e cestos de flores feitos com jornais; bonecas de fuxico; peixes feitos com garrafas pet, pulseiras de papelão, além de pinturas em telhas e esculturas com argila.

Ao lado da Casa de Cultura, os artesãos do Espraiado também venderam seus produtos feitos com fibra de bananeira (porta-objetos, quadro, descanso de panela, flores), além de bijuterias, cachecóis e panos de prato.