População deve se vacinar contra a gripe até 25 de maio

0
794
Letícia de Almeida Dutra tem 26 anos, está grávida e já recebeu a vacina.

Campanha é destinada para idosos, crianças de até 2 anos, gestantes e trabalhadores da Saúde

Idosos, crianças com até dois anos de idade, gestantes e trabalhadores da Saúde têm compromisso marcado até o dia 25 de maio, data prevista para o encerramento da campanha de vacinação contra Gripe. Em Maricá, a imunização está sendo realizada em todos 23 postos de saúde do município.

Diferentemente do que foi registrado nos primeiros dias de campanha, os índices de cobertura, segundo o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, agora estão abaixo do esperado. Até o momento, foram vacinadas 7.709 pessoas, (o que representa apenas 36,1% do público previsto). A secretaria de Estado de Saúde preconiza que 80% da população dessas faixas seja vacinada, o que corresponde, em Maricá, a 21.354 pessoas.

De âmbito nacional, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde de Maricá, Fernanda Spitz, alerta para a baixa procura pela vacina. “Não é um problema apenas em Maricá. Todas as cidades estão conclamando o público-alvo dessa campanha contra os vírus H1N1 (influenza), H2N3 e o da gripe sazonal.”, destacou a coordenadora.

Para ser imunizada, a criança tem de estar na idade de seis meses a menos de dois anos e não pode ter tomado outra dose da vacina antes de 15 dias. As gestantes podem tomar a vacina em qualquer mês durante a gravidez e idosos acima de 60 anos podem ser vacinados independentemente de sua condição física. Não podem tomar a vacina pessoas alérgicas a ovo e que estejam com quadro febril.

A vacina, injetável, é aplicada de forma intramuscular no braço (adultos, uma dose de 0,5 ml), e em crianças, de forma intramuscular na coxa (uma dose de 0,25 ml). As crianças de três a oito anos podem também tomar a vacina, desde que com prescrição médica, em duas doses de 0,25 ml. A campanha inclui ainda indígenas, população prisional e pessoas com comorbidade (duas ou mais doenças relacionadas). A imunidade prevista é de doze meses, razão pela qual a vacina deve ser tomada anualmente