Secretaria de Turismo planeja montar inventário turístico da cidade

Elson Ribeiro e Amaury Vicente

A realização do inventário turístico da cidade, algo inédito no município, está mais próxima de se tornar realidade. Na tarde desta quarta-feira, 16/05, o Secretário de Turismo e Lazer, Amaury Vicente,  reuniu-se na Casa Digital com subprefeitos e representantes de diversas secretarias municipais para discutir a necessidade urgente de se montar um diagnóstico turístico do município. “Não sabemos, por exemplo, o número de restaurantes de Maricá, que tipo de cardápio oferecem, nem o número de quartos de hotéis disponíveis no município. Estes e outros dados são fundamentais para estimular o desenvolvimento do turismo na cidade”.  Para realizar o levantamento a secretaria planeja estabelecer parcerias com outras secretarias e subprefeituras. “Os subprefeitos conhecem bem suas regiões. Desta forma ficará mais fácil o cadastramento de pousadas, restaurantes e de outros serviços”, comentou o secretário.

O inventário turístico é uma espécie de Raios- x do município. A partir dele é possível desenvolver um planejamento para o turismo na cidade. Poucos municípios do estado possuem esses dados de forma detalhada. Em Maricá, é a primeira vez que se pensa em uma iniciativa do gênero. “Estamos realizando vários eventos e projetos. Com o inventário vamos mostrar que podemos fazer mais”, avaliou o subsecretário de Turismo Elson Ribeiro.

Responsável pela elaboração do inventário, Izabel Oliveira detalhou os efeitos do projeto, que não se restringem apenas à atividade turística. “O trabalho vai dinamizar não só os setores diretamente relacionados com a área, mas outros, como o fazendário”, disse.

O Secretário de Turismo e lazer pediu o apoio de todos, inclusive com a cessão de funcionários para ajudar na catalogação. Para Amaury Vicente, a iniciativa fará com que muitos empresários da cidade busquem legalizar suas empresas. “Vamos divulgar no site da secretaria  e como isso será lido fora da cidade será importante para todos em Maricá”, completou.