Prefeitura de Maricá e Capitania dos Portos habilitam 33 pilotos de pequenas embarcações

Alunos exibem as carteiras de habilitação que dão direito a pilotar pequenas embarcações

Mais uma turma de arrais amador está habilitada para pilotar pequenas embarcações (de jet skis a barcos de pesca a motor, exceto traineiras) em Maricá. Nesta quinta-feira (26/04), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, entregou carteiras credenciadas pela Capitania dos Portos de Niterói a 33 alunos. Todos fizeram o curso teórico gratuito oferecido pela secretaria antes de passarem pela prova da Capitania, obrigatória para a emissão das carteiras. Esta foi a segunda turma de arrais amador formada com a ajuda do município.

A habilitação é renovável a cada 10 anos. Segundo a coordenadora pedagógica Mariane Monteiro, a única exceção é para quem vai pilotar jet skis. Neste caso, os formandos receberam uma liberação provisória, válida até o dia 2 de julho de 2012. Após esta data, os novos condutores precisam fazer uma prova de motonáutica em instituições credenciadas pela Capitania dos Portos.

– Alunos que fizerem as aulas de arrais amador antes de 2 de julho não precisarão cursar as 10 horas de aulas práticas do curso de motonáutica – explica a coordenadora pedagógica.

A turma foi formada por um público variado, indo de pescadores de colônias da cidade a proprietários de pequenos barcos de passeio como o vendedor de doces Marcelo Rodrigues da Silva, de 37 anos, morador do bairro Mumbuca.

– Sou filho de pescador e sempre quis fazer o curso. A fiscalização está muito rigorosa, como tem que ser, já que muitas pessoas sem conhecimento e responsabilidade colocam a vida de inocentes em risco nas praias e lagoas. Agora posso levar minha família para passear com segurança – afirmou Marcelo.

A cerimônia de entrega das carteiras aconteceu na sede da Secretaria de Educação, no Centro, com as presenças da secretária Marta Quinan e da subsecretária da Cidade Educadora Andrea Cunha.