Prefeitura de Maricá oferece cursos de capacitação gratuitos para servidores do Conleste

Com foco no preparo das cidades que viverão direta ou indiretamente os impactos da operação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ), a Prefeitura de Maricá abre as portas para que os servidores dos municípios que integram o Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense) participem gratuitamente de cursos de capacitação ministrados por auditores fiscais de grandes capitais brasileiras. A iniciativa faz parte do Programa de Capacitação de Servidores Municipais, implementado em outubro de 2011 pela prefeitura de Maricá, em parceria com a Universidade Federal Fluminense.

Serão oferecidos dois cursos: “Capacitação em Fiscalização do ISSQn e do Simples Nacional” e “Reciclagem em Fiscalização de Instituições Financeiras e Equiparadas”. O primeiro, voltado para o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQn) será realizado no dia 03 de maio, das 14h às 20h, e nos dias 04 a 06 de maio, das 8h às 17h, na Casa Digital. Dividido em três módulos, o curso será ministrado pelo instrutor Francisco José Gomes, profissional com vasta experiência como auditor de tributos do município de Fortaleza e professor universitário em graduações e pós-graduações. O segundo curso, também com três módulos, será ministrado entre os dias 07 a 11 de maio, das 9h às 17h, pela engenheira pós-graduada em Direito Tributário e auditora fiscal de tributos da Prefeitura de Belo Horizonte, Maria Cristina dos Santos Castelo Branco.

As inscrições estão abertas até a próxima terça-feira (01.05)  e cada município do Conleste poderá contar com a participação de até dois servidores. Os interessados devem enviar dados como nome, cargo e matrícula para a comissão responsável pela organização dos cursos. Os e-mails são chefiagabinetefazenda@marica.rj.gov.br ou lawrice@marica.rj.gov.br. Para outras informações, os contatos telefônicos são (21) 2637-2052 ramal: 300 e (21) 9213-3302. “Estamos convidando, por meio de ofício, os secretários de Fazenda, fiscais e procuradores dos municípios envolvidos pelo desenvolvimento do COMPERJ. A nossa proposta é oferecer capacitação aos servidores, preparando-os para os desafios de uma nova realidade mercadológica”, explicou o secretário municipal de Fazenda de Maricá, Roberto Santiago.

Programa de Capacitação dos Servidores de Maricá

O Programa de Capacitação dos Servidores de Maricá (em prática desde outubro de 2011) é fruto do Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT), financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O programa conta com cursos de 20 a 40 horas-aula de duração, em áreas como: Informática Básica e Avançada, Linguagens da Computação, Língua Portuguesa, Gestão Pública, Gestão Financeira, Atendimento ao Turista, Tribunal de Contas, Município, Licitação, dentre outras. A Universidade Federal Fluminense (UFF) é a responsável pelo corpo docente e toda a tecnologia e operacionalidade dos cursos.