Beneficiários do CAPS personalizam boxe do Mercado das Artes

Artesãos personalizaram o boxe do Centro de Atenção Psicossocial no Mercado das Artes

Os moradores e turistas que visitarem o Mercado das Artes, no Centro de Maricá, vão encontrar um boxe especial. No lugar da parede branca, comum aos outros 28 boxes, um painel colorido chama a atenção no espaço do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Nesta quarta-feira (11/04), a parede foi personalizada por alunos da oficina “ABC da Arte” da instituição.

O espaço, aberto recentemente em frente à Casa da Cultura, reúne trabalhos dos artesãos da cidade. No boxe do CAPS, 25 alunos expõem seus objetos artesanais produzidos na oficina da prefeitura. Lá são comercializados produtos feitos com material reciclado, como porta-copos, porta-retratos e cestos de flores feitos com jornais; bonecas de fuxico; peixes feitos com garrafas pet e pulseiras de papelão.

Moradora de Itapeba, Maria Francisca Brito da Costa, de 55 anos, estava radiante ao ver seus produtos expostos no boxe, como as bonecas, cordões de bijuterias e panos bordados. Ela participa da oficina no CAPS desde setembro do ano passado e justificou os seus desenhos no painel.

– Fiz animais, pessoas e flores porque significam vida. E é assim que me sinto: viva! Estava no fundo do poço com depressão profunda e quase fui internada. Mas revivi no CAPS e hoje sou outra pessoa. Nunca tive uma renda. Agora faço objetos que serão vendidos no Mercado das Artes – comemorou.

Gilberto da Silva Santos, de 59 anos, contou que gosta de fazer objetos utilizando jornais como porta-retratos, porta-copos, estojos e rosas de papelão. No boxe também são encontrados trabalhos de Jocilei Barroso da Silva, de 52 anos. Morador do Centro, ele usa barbante para transformar latas de conservantes e de refrigerantes em porta joias.

O Centro de Atenção Psicossocial funciona na Rua Clímaco Pereira, 241, no Centro. Segundo a coordenadora Camilla Silva, uma equipe interdisciplinar (formada por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e oficineiros) atende cerca de 100 pessoas maiores de 18 anos. O programa da Secretaria de Saúde atua em parceria com as secretarias municipais de Esportes, Educação, Assistência Social e Direitos Humanos, através da Casa da 1ª a 3ª Idade.

O Mercado das Artes fica na Rua Alvares de Castro, na esquina com a Rua Barão de Inohan, em frente à Casa de Cultura.