Prefeitura de Maricá inaugura CRAS no Centro e em São José

Secretário de Assistência Social Jorge Castor prestigiou a inauguração dos novos CRAS Centro e São José

Mais duas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) foram inauguradas na última sexta-feira (30/03) pela Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O secretário Jorge Castor e a subsecretária Laura Vieira visitaram as novas unidade no primeiro dia de funcionamento, acompanhados de funcionários dos centros e de convidados. Também estavam presentes os coordenadores das demais unidades do CRAS.

O CRAS Centro terá como coordenadora a psicóloga e pedagoga Vera Lúcia de Brito Serafim. Emocionada, Vera falou sobre a importância da inauguração do CRAS Centro. “É uma emoção semelhante ao nascimento de um filho. O projeto foi acalentado por meses pelo secretário e hoje aí está, para zelarmos com carinho e responsabilidade por ele”, disse, ao lado dos filhos Márcia e Márcio.

Trabalho em equipe

A fita de inauguração foi cortada pelo secretário Jorge Castor, a coordenadora Vera Serafim e a coordenadora do Cartão Universitário, Verônica Assis. Castor confirmou a comparação apresentada por Vera Serafim, acrescentando que “quando amamos nosso trabalho, é como se formássemos uma família. Conseguimos realizar diversos projetos em um ano de gestão, por contarmos com uma equipe que abraçou a causa, com um grande senso de responsabilidade. As mulheres são maioria em nosso quadro, o que só enaltece nossas colaboradoras. Nossa função é criar coisas novas a cada dia. O prefeito Quaquá elogiou nosso trabalho, dizendo que “é um privilégio poder enfrentar os desafios do dia a dia para entregar projetos sociais à população”, declarou. "Se atingimos os objetivos, foi pela união de todos, e pelo apoio integral do prefeito. Temos como exemplo o ex-presidente Lula, um operário que chegou à Presidência da República e realizou um dos melhores governos deste país, e nossa presidente Dilma, que está dando continuidade ao social, por isso, não podemos esmorecer. Ter metas e executá-las é o que precisamos para acabar com a fome e a miséria no país”, concluiu.

Serviço

O CRAS 2 de São José funciona na antiga subprefeitura do bairro, e o CRAS Centro fica na Rua Clímaco Pereira, s/nº , Centro, Maricá (esquina com Rua Domício da Gama). A unidade Centro atenderá os bairros do Silvado, Caxito, Itapeba, Lagarto, Ubatiba, Marquês, Condado, Flamengo, Centro, Caju, Jacaroá, Gamboa, Araçatiba, Boqueirão, Bairro da Amizade e Saco das Flores. Os CRAS atendem com dois psicólogos, dois assistentes  sociais, um auxiliar administrativo e um auxiliar de serviços. Atenderão com plantão social e acolhimento a programas do Bolsa Família, Renda Melhor, BPC (Benefício de Prestação Continuada) e outros, através do CAD Único, além de grupos de família, adolescentes e idosos, no trabalho de prevenção de risco social.