Prefeitura de Maricá entrega netbooks para novos alunos da rede municipal de ensino

Secretário de Educação faz a entrega do netbook para o novo aluno do EJA da E.M. João Monteiro, Sadyr Monteiro, de 63 anos. Foto: Paulo Polônio

Iniciativa dá continuidade ao projeto de inclusão digital que já distribuiu gratuitamente mais de 14 mil computadores

Dando continuidade ao projeto de inclusão digital iniciado em 2011, a Prefeitura de Maricá fará a distribuição de netbooks para os novos alunos matriculados na rede municipal de ensino no ano de 2012. Ao total, são mais de 1.000 novos estudantes do município que serão beneficiados com os equipamentos. A entrega começa na próxima segunda-feira, dia 02/04, às 19h, na Escola Municipal Joana Benedicta Rangel (Centro), e às 20h30, na Escola Municipal Darcy Ribeiro (Inoã). Até o fim do próximo mês, a entrega será realizada nas demais escolas.

O secretário municipal de Educação, Marcos Ribeiro, destaca a importância do projeto e do uso das tecnologias para a educação. “Nossa intenção é estimular o uso pedagógico do netbook para colaborar na pesquisa escolar, incrementar o desenvolvimento de atividades dentro e fora da sala de aula e, principalmente, permitir uma integração do nosso aluno a uma nova realidade, preparando-o desde já para o mercado de trabalho”, explicou o secretário.

Alunos da E.M. João Monteiro já foram contemplados

Os novos alunos da E.M. João Monteiro que não pertenciam à rede municipal de ensino já foram contemplados com seus equipamentos. Mais de 130 estudantes foram presenteados com netbooks na reinauguração da reforma da escola realizada no dia 07 de março. Sadyr Monteiro, de 63 anos, aluno da 2ª série do EJA (Educação de Jovens e Adultos), entrou esse ano na escola para ser alfabetizado. “Achava desnecessário saber ler e escrever. Hoje sinto muita necessidade em aprender cada novidade que aparece. Nunca liguei um computador, mas agora ganhei meu próprio equipamento. Estou muito orgulhoso e tenho a certeza de que o netbook vai me acompanhar pelo resto da minha vida”, comemorou Sadyr.

Os gêmeos Carlos Eduardo de Souza e Eduardo Santos Júnior, de 10 anos, transferidos do Centro Educacional Lagoinha para a Escola Municipal João Monteiro, também receberam os netbooks. “Estou muito mais feliz agora. Conquistei novos amigos e agora também tenho um computador só para mim”, falou Eduardo, aluno do 6º ano.

Projeto permitiu melhora no comportamento dos alunos

Em 2011, mais de 14 mil alunos da rede municipal de ensino, a partir do 3º período da Educação Infantil até a EJA (Educação para Jovens e Adultos), foram beneficiados com os netbooks. Como consequência do uso do equipamento, professores e orientadores pedagógicos já observaram mudanças positivas no comportamento dos alunos, dentro e fora de sala de aula. Verônica Aquino, orientadora pedagógica da Escola João Bezerra há cinco anos, destacou a melhora no rendimento do aprendizado. “A mudança de comportamento dos alunos foi drástica. Eles ficaram mais quietos, mais participativos, prestam mais atenção nas aulas e interagem continuamente com os outros colegas sobre o uso da máquina”, salientou.