Emoção na noite de casamento comunitário em Maricá

Para os 25 casais, uma noite especial

Vinte e cinco casais realizaram um sonho dourado na última sexta-feira (16/03), no ginásio do Colégio Cenecista (Centro), em Maricá. A confirmação dos votos de fidelidade no casamento comunitário foi marcada pela emoção. O evento teve início às 19h, com a chegada dos noivos e convidados, em um ginásio decorado com cortinas leves e uma infinidade de rosas em buquê e guirlandas. Um tapete vermelho foi estendido até o altar. Conforme iam sendo chamados, os casais entraram um a um, antecedidos por seus pajens mirins e pequenas damas de honra, anunciados pelo cerimonialista Leonardo Dantas.

Uma cerimônia religiosa ecumênica, ministrada pelo pastor Arnaldo Jr. e pelo ministro católico da Eucaristia, Walmir Martins, obteve dos 25 casais, e a um só tempo, o sim tão esperado. Houve a troca das alianças e buquês foram atirados ao ar. João Pinto da Silva, 70 anos, e Erotildes Lucas de Oliveira, 72 anos, naturais da Paraíba (PB), estavam entre os mais felizes. Com 52 anos de vida em comum e há mais de 30 anos vivendo em Maricá, o casal recebeu o apoio também da Casa da 1ª a 3ª Idade, que entrou com a produção de maquiagem, cabeleireiro e roupa para Erotildes, em um verdadeiro “Dia da Noiva”. O casal tem 10 filhos, 21 netos e quatro bisnetos.

Por toda parte, compromisso e alegria. Waldir de Souza Jr. e Juquiara Ribeiro dos Santos estavam juntos há um ano mas fizeram questão de formalizar seus votos. O autônomo Francisco Martins, 47, e a funcionária municipal Maria do Amparo  Barbosa, 48, também estavam radiantes. O casal tem três filhos e está junto há 24 anos.  O inspetor da Guarda Municipal Azevedo, 38, casou com Itaele Jane Quinthan, 30 anos, que exibiu um belo
vestido de noiva. O casal está junto há 16 anos. O noivo, emocionado, agradeceu a Deus, pelo evento: “Tenho certeza que seremos todos felizes, na paz do Senhor. Quero agradecer pela oportunidade desta cerimônia mágica e única”, afirmou.

O casamento comunitário foi promovido pela Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Assistência Social e Participação Popular, que ofereceu também um bufê onde não faltaram doces, salgados, refrigerantes, champanhe e o bolo tradicional. Uma valsa inaugurou o espaço para a dança dos noivos, que tiraram fotos com autoridades presentes – o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, a primeira dama Rosângela Zeidan, o secretário de Assistência Social Jorge Castor e a subsecretária de Ação Social, Nancy Soeiro, entre outros. Um CD com as fotos também será entregue aos 25 casais pela Secretaria de Assistência Social do município.

O festa marcou o auge de um processo de duas etapas, iniciado com a entrega dos documentos exigidos por cartório, efetivando juridicamente o estado civil dos nubentes. Todo o processo foi gratuito para os noivos, inclusive a cerimônia social. “Estamos dando um passo à frente em termos de serviço social. Muitos dos casais não têm condição econômica de arcar com todo o processo de casamento. A Secretaria assumiu todas as despesas, menos a roupa dos noivos”, avaliou o secretário Jorge Castor, agreadecendo também o apoio do Poder Judiciário – “Promotores e juízes atenderam à nossa solicitação para execução do projeto”, disse – bem como ao diretor do Colégio Cenecista, professor Mauricy Rodrigues, por ter cedido o espaço. A secretaria planeja repetir a ação no ano que vem.

Segundo o prefeito, que comemora este ano 15 anos de união com a primeira dama Rosângela Zeidan, a proposta do casamento comunitário não é somente de inclusão, mas de uma ação universal. “Queremos propiciar a estes casais, independentemente de sua condição econômica, a oportunidade de formalizarem suas uniões em uma festa em que não falte também beleza e alegria. Somos pela união da família, por uma sociedade mais justa e igualitária”, declarou.