Prefeitura de Maricá agiliza conclusão de laudo técnico sobre acidente da ponte em Itaipuaçu

Cratera aberta na ponte pelo caminhão, que pesava mais de 12 toneladas além do permitido

Técnicos da Prefeitura de Maricá correm contra o tempo para preparar o laudo técnico da ponte da Rua 83, em Itaipuaçu, que teve parte da estrutura destruída por um caminhão caçamba na noite desta terça-feira (06/03). O veículo, cujo peso máximo autorizado era de 35 toneladas, tinha sido pesado com 47 toneladas, segundo o documento apresentado à Prefeitura, ou seja, 12 além do permitido. Esse volume, equivalente ao peso de outro caminhão vazio, ajudou a pulverizar a laje de concreto do piso com 15 cm de espessura.

No início da tarde, o veículo (placa HBG-9543, de Governador Valadares, MG), pertencente à empresa Via Norte LTDA, que presta serviços à Petrobras, foi retirado. Representantes da estatal estiveram na Prefeitura e informaram que irão aguardar o laudo da prefeitura antes de tomar as medidas cabíveis. Equipes da Secretaria Municipal de Ambiente e Urbanismo, assim que o caminhão foi puxado, puderam ver de perto os estragos, recolher indícios e analisar cuidadosamente a estrutura para definir se a ponte poderá ser recuperada ou se terá que ser reconstruída. O caminhão transportava brita para o canteiro da empresa Intech, que realiza estudos de sondagem para o emissário submarino do Comperj em Itaipuaçu.

Enquanto o estudo técnico não fica pronto, a Prefeitura vai manter a ponte interditada para veículos, ao mesmo tempo em que apressa um reparo emergencial que permita seu uso seguro como passagem de pedestres – já que o bloqueio obriga os moradores a um desvio considerável. Equipes da Secretaria de Transportes, da Guarda Municipal e Defesa Civil acompanharam o trabalho e sinalizaram a área próxima à ponte, para orientar motoristas e moradores. Construída há aproximadamente 20 anos, a ponte da Rua 83 é usada somente para o tráfego local de veículos e nem mesmo ônibus circulam por ela.