Maricá sedia mais uma etapa do campeonato estadual de arremesso

0
1639
Competição é realizada com varas de pescar; competidores arremessam pedras de chumbo de 120 gramas

Maricá foi palco de mais uma etapa do Campeonato Estadual de Arremesso (lançamento de peso), que a Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos (CBPDS) realizou no último domingo (04/03), nas areias da Lagoa de Guaratiba.

A competição foi disputada entre dois clubes do Rio de Janeiro (clubes Barracuda e Tubarões) e uma equipe maricaense, o Clube Veneno. Participaram atletas como Martha Xavier, bicampeã mundial de pesca de linha; Mayara Ayala, campeã nacional juvenil, e o presidente da CBPDS, Eduardo Paim Bracony, participante de seis campeonatos mundiais de pesca de linha e diversos campeonatos de caça submarina, com recordes homologados e mantidos até hoje pela Confederação.

A competição foi individual e os vencedores foram Matheus Gonzales (categoria Juvenil); Max Heitor (catergoria Masculina), do Clube Veneno de Maricá; Vlamir Neto (na categoria Master), também do Clube Veneno; Eduardo Paim Bracony (na Sênior), do Barracudas, e Marta Xavier (categoria Feminina), do Clube Barracudas. Todos foram premiados com medalhas de ouro.

Como é a competição

A área da competição é demarcada com teodolito (equipamento de topografia), e numerada com plaquetas espaçadas regularmente em um triângulo que alcança 300 metros de comprimento nas laterais e cerca de cem metros na base. A competição é realizada dentro desse triângulo, com vara, molinete ou carretilha, linha e chumbada de 120 gramas, que o competidor arremessa de um quadrado (base). Vence o atleta que lança mais longe, dentro do triângulo, o maior número de “tiros” no menor tempo. Em geral, o lançamento vencedor pode passar dos 200 metros de distância.

Festa da Pesca

De acordo com o presidente da CBPDS, a XV Festa da Pesca 2012, acontecerá este ano no dia 20 de maio, e trará duas novidades: pesca
embarcada na lagoa, que se dará simultaneamente à competição (este ano, só na categoria individual), na Praia de Itaipuaçu. “Maricá será a primeira cidade do país a sediar um campeonato deste tipo. Acreditamos que haverá muitos competidores, visto ter o município um
grande número de pescadores nesta modalidade”, adiantou Bracony.