Março, o mês das mulheres

Prefeitura apoia ações gratuitas de lazer e conscientização sobre os direitos das mulheres

Em comemoração ao mês da Mulher, a Prefeitura de Maricá vai apoiar atividades gratuitas em parceria com diversos órgãos, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

As atividades começam no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, e se estenderão por todo o mês. Serão seminários, palestras, um esquete teatral e outras ações educativas e de lazer.

No dia 08/03, a partir das 8h, haverá um café da manhã na Associação de Moradores de Inoã para reunir moradoras e representantes de entidades da sociedade civil. Em seguida, às 9h, a Superintendência Estadual dos Direitos da Mulher (SUDIM), o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM) e o EMERJ/TJRJ apresentam o seminário “Os Direitos Humanos das Mulheres,” sobre violência doméstica. O evento será no Palácio da Justiça (Auditório Antônio Carlos Amorim), localizado na Avenida Erasmo Braga, 115/ 4º andar, no Centro do Rio de Janeiro. Ainda no dia 08, às 19h, a subsecretaria de Políticas para as Mulheres e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realizam na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro de Maricá, panfletagem de material educativo sobre violência doméstica e a apresentação de um esquete teatral sobre os direitos da mulher.

No dia seguinte, às 17h, será realizada a palestra “Direitos da Mulher: Avanços e controvérsias”, seguida de exibição do filme “Dança Comigo?”. As atividades serão no Ponto de Cultura Percursos Culturais, localizado na RJ 106 km 17, Galpão 2, no bairro Inoã, em Maricá. A organização é do Ponto de Cultura Percursos Culturais e do Ponto de Leitura Traças do Bem.

No dia 12/03, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da ALERJ realiza sessão solene de entrega do Diploma Mulher-Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro. A cerimônia será às 18h, no Palácio Tiradentes (Plenário Barbosa Lima Sobrinho), localizado na Rua Primeiro de Março, na Praça XV, no Centro do Rio.

Dos dias 19 a 23 de março, a subsecretaria de Políticas para as Mulheres e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher irão ministrar a palestra “Todos pelo fim da Violência contra as Mulheres: Comprometa-se” em escolas da rede municipal de ensino. Ainda serão definidos os horários das palestras e as escolas selecionadas.

Também faz parte da programação em comemoração ao mês da mulher a eleição das Conselheiras da Sociedade Civil que farão parte da nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Maricá. A escolha será no dia 27/03, das 14h às 17h, na Casa Digital, na Praça Orlando de Barros Pimentel.

Já no dia 30, das 10h às 16h, em local a ser estabelecido, a subsecretaria de Políticas para as Mulheres, por meio do Centro de Referência da Mulher, realizará o seminário “Articulação da Rede de Atendimento à Mulher de Maricá”, com o objetivo de integrar todos os órgãos que compõem a rede de atendimento à mulher, como por exemplo, a Delegacia Civil, o Poder Judiciário, as secretarias de Saúde e de Assistência Social, garantindo o pleno funcionamento das ações de cada um desses setores.

Encerrando as comemorações, no dia 31/03, das 9h às 14h, será realizado o seminário de Planejamento Estratégico da subsecretaria municipal de Políticas para as Mulheres e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher apresentando o cronograma de atividades para o ano e também a posse da nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.