Excesso de peso em caminhão é a provável causa do acidente na ponte da Rua 83, em Itaipuaçu

Caminhão estava à serviço da Petrobras e carregado de brita.

Parte da ponte da Rua 83, em Itaipuaçu, cedeu na noite de ontem (06/03). O acidente foi provocado provavelmente pelo excesso de peso de um caminhão (placa HBG-9543, de Governador Valadares, MG), pertencente à empresa Via Norte LTDA, que presta serviços à Petrobras.

O caminhão estava carregado de brita e o material seria levado ao canteiro de obras do futuro emissário submarino do Comperj, em Itaipuaçu. A responsável pelo canteiro das obras é a empresa Intech, que também trabalha para a Petrobras. O caminhão e a carga tinham, ao todo, cerca de 47 toneladas, peso incompatível com a estrutura da ponte.

A Prefeitura de Maricá informa que isolou a área do acidente e que vai preparar um laudo técnico emergencial, para definir se a ponte poderá ser recuperada ou se terá que ser reconstruída. Enquanto o laudo não fica pronto, a Prefeitura vai manter a ponte interditada para veículos e pedestres, para evitar riscos à população.

Desde o início da manhã de hoje, equipes da empresa Via Norte estão descarregando a caçamba do caminhão basculante, para viabilizar a retirada do veículo. Técnicos da Prefeitura estão acompanhando o trabalho e sinalizando a área próxima à ponte, para orientar motoristas e moradores. Construída há cerca de 20 anos, a ponte da Rua 83 é usada somente para o tráfego local de veículos.

Informada pela Prefeitura, a Petrobras se comprometeu a enviar um representante ao local para tomar as medidas cabíveis.