Tiro com arco vai buscar talentos nas escolas de Maricá

O Prefeito Quaquá e a representante do Ministério do Esporte entregam o certificado a um dos nove professores formados

Programa qualificou professores de Educação Física para ministrarem modalidade na rede municipal

O prefeito Washington Quaquá participou nesta segunda-feira (05/3) de uma solenidade no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTARCO), onde foram entregues os certificados dos professores de Educação Física que se formaram no curso de capacitação para o Núcleo de Esportes de Base dedicado à modalidade. O programa, também lançado na cerimônia, é uma parceria entre o Ministério do Esporte, a Prefeitura de Maricá e a confederação, que tem o intuito de descobrir novos talentos nas escolas da rede municipal e oferecer treinamento, visando os jogos olímpicos do Rio em 2016.

De acordo com a Secretaria Municipal de Esportes, as aulas de iniciação ao tiro com arco serão ministradas em quatro escolas da rede: Joana Benedicta Rangel (Centro), Amanda Penna (Bananal), Darcy Ribeiro (Inoã) e Caic Elomir Silva (São José de Imbassaí). Os alunos entre 12 e 17 anos que forem mais destacados e tiverem o perfil para o esporte vão ser encaminhados para treinar no CT.

“A idéia é fazer, a cada três ou quatro meses, um rodízio de escolas onde haja alunos que tenham esse perfil e essa faixa etária”, disse o secretário Aldair Machado. Em seu discurso, ele falou ainda do avanço obtido pelo setor em Maricá. “Hoje, o esporte chega às camadas mais baixas da população e devemos isso ao apoio que temos do Ministério do Esporte”, elogiou o secretário, ao lado da técnica de modalidades da Secretaria Nacional de Alto Rendimento, Maria das Graças Spirandeli.

A técnica, por sua vez, deixou um recado aos professores que se formavam. “Temos de passar às crianças e jovens o amor pelo esporte e por esta modalidade em especial, que exige disciplina, concentração e dedicação. São os valores que precisam ser passados para eles”, enfatizou Maria das Graças.

Em sua fala, Washington Quaquá reiterou que o governo pretende transformar a área onde está instalada a CBTARCO num grande centro esportivo, como parte do projeto “Cidade das Olimpíadas”, e usou o exemplo de Cuba como modelo de ensino através do esporte.

“Em Cuba, as crianças começam a lidar com o esporte desde muito cedo, há sempre uma vila olímpica em cada bairro. Por isso é que o país está sempre nos primeiros lugares nos quadros de medalhas olímpicas. Essa é a mentalidade que queremos implantar em nossa cidade”, ressaltou o prefeito.

Desafio – Entre os nove professores formados, havia um misto de desafio e encantamento. “Não conhecia este esporte, mas gostei muito. É uma prática que traz lições para a própria vida, porque na vida, assim como no Tiro com Arco, você também busca atingir alvos, reflete a formanda Jéssica Gonzales dos Santos.

Para a professora Mônica Favarin, foi uma experiência ímpar em sua carreira. “É algo que nem todo mundo tem acesso, e só isso já é um estímulo. O melhor vai ser mostrar essa importância através de atividades lúdicas, e mostrar que é fundamental ter equilíbrio e foco nos objetivos”, avaliou.