Estiagem dificulta abastecimento de água em Maricá

Prefeitura orienta moradores a evitar desperdício e reforça serviço de caminhões pipa junto à Cedae

Há mais de 40 dias sem registro de chuvas, Maricá está enfrentando dificuldades no abastecimento de água. Mais de 90% dos bairros estão com o serviço prejudicado e a Prefeitura, em conjunto com a Cedae, está tomando todas as medidas possíveis para minimizar os transtornos.

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), responsável pela captação e distribuição de água no município, informou que o grande período de estiagem diminuiu drasticamente o volume do reservatório do único manancial da cidade, o Rio Ubatiba, localizado na Estrada do Lagarto. Segundo a companhia, a capacidade de captação no rio, em condições normais, é de 120 litros de água por segundo, mas hoje está reduzida a apenas 20 litros por segundo, ou seja, a pouco mais de 10% do normal.

Enquanto a situação não é normalizada, a Prefeitura pede à população que consuma água com consciência, evitando o desperdício e interrompendo, provisoriamente, atividades que exigem grande quantidade, como lavagem de carros e calçadas e abastecimento de piscinas.

A Cedae está abastecendo com três caminhões pipa os órgãos públicos, como postos de saúde e o hospital Conde Modesto Leal. Por meio da secretaria de Educação, a Prefeitura estendeu o contrato de abastecimento das escolas municipais também para aquelas unidades que normalmente são atendidas pela companhia de águas e esgotos.

Para reforçar os serviços de captação e abastecimento de água na cidade, que sofre há décadas com investimentos escassos na área, a atual administração buscou apoio dos Governos Federal e Estadual e está tirando do papel obras importantes como os sistemas de abastecimento de água de Ponta Negra, Itaipuaçu e Inoã.

Em Ponta Negra, a construção está em fase final e vai beneficiar cerca de 6 mil moradores. Em Itaipuaçu e Inoã, as obras, que devem ser concluídas em 2013, incluem 250 quilômetros de rede, que vão gerar cerca de 12 mil novas ligações residenciais e comerciais. Também serão construídos dois reservatórios: um com capacidade para 2,5 milhões de litros em Inoã e outro com capacidade para até 4 milhões de litros em Itaipuaçu. Ambos serão abastecidos pela estação de tratamento de Imunana-Laranjal, em São Gonçalo, por meio de nove quilômetros de tubos ao longo da rodovia RJ-106. O investimento é de cerca de R$ 80 milhões e vai beneficiar em torno de 50 mil moradores.