Maricá promoverá Congresso de Cooperativismo e Economia Solidária

Pretendendo contribuir efetivamente para um desenvolvimento sustentável em Maricá, a Subsecretaria de Cooperativismo e Economia Solidária, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Participação Popular, promoverá no mês de março, o 1º Congresso sobre Cooperativismo, Economia Solidária e Empreendedorismo.

O objetivo é mobilizar a sociedade para uma nova realidade das relações de trabalho, emprego e renda. O congresso prevê a formação de uma visão mais dinâmica e abrangente sobre essa questão, com projetos voltados para novos valores de relações profissionais, como o cooperativismo e o associativismo, que são alternativas de trabalho ao tradicional modelo "empregador/empregado".

Projeto PORTAS

O principal projeto nesse plano, é o PORTAS – Portal do Trabalho Associativo e Solidário. Idealizado pelo prefeito Washington Quaquá, tem como meta a qualificação profissional de pessoas de baixa renda, principalmente famílias cadastradas em programas de inclusão social, como o Bolsa Família e o Renda Melhor. “A idéia é contribuir para o programa de forma ágil e coletiva, com projetos alternativos que articulem categorias, como cooperativas de trabalho, de crédito e outras associações”, diz o subsecretário municipal de Cooperativismo e Economia Solidária, Leonardo Amando.

Leonardo tem bons subsídios para justificar essa aposta: levou técnicos da Coppe/UFRJ para conhecer a Cooperativa de Reciclagem de Inoã, 3º Distrito de Maricá, inaugurada há seis meses e em fase de regularização. Também conheceu a Cooperativa de Catadores do Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, onde pode comprovar o acerto das novas políticas de geração de renda coletiva. “O trabalho no Aterro Sanitário de Gramacho, na Baixada Fluminense, antes da cooperativa rendia em média R$ 400,00 mensais a cada trabalhador. Hoje" atesta, "a produção aumentou e a média salarial é de R$ 514,00, por semana". Ainda de acordo com o subsecretário, a nova organização permite maiores ganhos sociais, dada a menor insalubridade – graças ao uso de equipamentos de proteção individual – redução da carga e horário de trabalho, e trouxe impacto positivo na produtividade.

Congresso

O I Congresso de Cooperativismo e Economia Solidária de Maricá, a ser realizado em março, contará com a participação de representantes da Coppe/UFRJ, da Incubadora de Cooperativas da UFF, da Secretaria Estadual de Trabalho – SETRAB/RJ, da Secretária Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Silva Jardim, Vera Brito, gestora do primeiro banco social-comunitário do Estado do Rio, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além de instituições da sociedade civil.

A partir do Congresso, serão abertas oficinas com 80 horas-aula, com temas como Diagnóstico Ocupacional, Formação Social, Gestão Comunitária, Empreendedorismo Social, Associativismo e Cooperativismo, entre outros. “Precisamos criar uma nova mentalidade social e lógica administrativa, para enfrentar os novos tempos. O limite será a nossa capacidade de colocar em prática os sonhos daqueles que buscam alternativas ao modelo tradicional de trabalho e renda”, conclui Leonardo.