Desconto de 15% no IPTU de Maricá foi prorrogado até 31 de janeiro

Carnês de IPTU começam a ser distribuídos esta semana.

A Prefeitura de Maricá prorrogou até o dia 31 de janeiro o desconto de 15% para o pagamento do IPTU 2012 em cota única. Os contribuintes que já estavam com o carnê de pagamento em mãos podem utilizá-lo, mas apenas se o imposto for pago na rede bancária da cidade (nos caixas ou terminais de autoatendimento). Para que o desconto seja válido fora de Maricá ou para pagamento pela internet, é preciso que o morador entre no site da prefeitura (www.marica.rj.gov.br) e retire o carnê atualizado, com a prorrogação da data.

A administração municipal optou pela extensão do prazo para garantir a oportunidade de desconto aos contribuintes que não tinham recebido os carnês a tempo. “Nossa intenção é permitir o benefício do desconto de 15% ao maior número possível de pessoas e uma quantidade significativa dos carnês foi devolvida pelos Correios, por causa de endereços incorretos”, destacou o secretário municipal de Fazenda Roberto Santiago. O secretário acrescentou que a prefeitura mobilizou motoboys e uma equipe de reforço com mapas atualizados do município para colaborar com a entrega desses carnês devolvidos.

Outra ação da secretaria municipal de Fazenda é permitir a atualização do endereço de correspondência para o envio do carnê. O contribuinte pode solicitar esse serviço tanto pelo site quanto no atendimento realizado na sede da prefeitura.

Aos contribuintes que ainda não receberam os carnês, a secretaria de Fazenda recomenda retirar o documento pela internet ou procurar atendimento na sede da prefeitura, no Centro, ou na subprefeitura, localizada na Avenida Zumbi dos Palmares, 12, loja 10, em Itaipuaçu.

Vale ressaltar que as demais datas de vencimento não foram alteradas. Quem pagar em cota única até o dia 23 de fevereiro será beneficiado com 10% de desconto e, quem quitar até o dia 20 de março, receberá 5% de desconto.

Carnês IPTU 2012

Pela primeira vez, a Prefeitura de Maricá emitiu os carnês com ficha de compensação, permitindo o pagamento em toda a rede bancária (incluindo caixas eletrônicos e internet), além de casas lotéricas.

Outra novidade no IPTU de 2012 é a personalização da capa do carnê com a foto da fachada do imóvel. Este ano, 21 mil contribuintes já vão receber o carnê com a foto da propriedade sobre a qual está sendo cobrado o imposto. A inovação é fruto de um projeto de recadastramento imobiliário implementado no ano passado pelo governo municipal. A previsão é que, em 2013, 100% dos carnês já sejam emitidos na nova versão.