Prefeitura de Maricá forma guardas mirins

Formandos cantam o hino nacional durante cerimônia de conclusão do curso

O Hino Nacional cantado à capela por 40 formandos da Guarda Mirim deu início, na tarde da última sexta-feira (02/12) à cerimônia de entrega dos certificados do curso, ministrado pela Guarda Municipal de Maricá.

Os participantes deste ano – todos estudantes das Escolas Municipais Marcus Vinícius e Pindobas – passaram três meses em treinamento, com aulas teóricas e práticas de cidadania, meio ambiente e trânsito.

Ana Beatriz Oliveira, de 12 anos, foi uma das alunas do curso. Ela declarou que quer ser médica veterinária e que amou participar dessa experiência. Cristiane da Silva, tia de Ana, elogiou o curso e garantiu que a sobrinha, agora, é outra criança na escola: “Ela ficou mais disciplinada nos estudos, com boas notas e nenhuma falta. Bem mais dedicada!”

A mudança de comportamento é uma das conseqüências espontâneas da formação do Guarda Mirim, explica a inspetora Janaína Clara, da Guarda Municipal. Segundo ela, isso ocorre porque uma das exigências para os jovens concluírem o curso é estar bem no colégio. “Como eles gostam de participar das atividades, se esforçam para melhorar na escola”, destaca.

Durante a cerimônia, o secretário Municipal de Segurança, Alexandre Neto, informou que pretende ampliar a duração do curso para seis meses e incentivou as crianças a não se desviarem do caminho correto, mesmo diante das dificuldades: “Quando a gente quer vencer, nada nos impede, mas temos de lutar”, disse. “E nós faremos o que for possível para ajudar vocês”, concluiu.

O coronel Braga, também presente à formatura, disse estar extremamente satisfeito de poder confraternizar com os novos formandos. “Primeiro, porque este é um projeto que só tem a crescer e, segundo, pelo esforço de todos para que nossos jovens sejam verdadeiros exemplos de comportamento e cidadania”, frisou.

O major oficial Afonso Souza, que representou a Força Aérea Brasileira (FAB), foi enfático: “O mais importante aqui nesta cerimônia são vocês. E vocês podem tudo. Podem ser até presidente da República.”

Carlos Roberto dos Santos, do Instituto Pró-Menor, fez a alegria dos formandos ao anunciar que eles farão um voo pelo Rio de Janeiro em um avião C-130 da FAB, que sairá da base aérea do Galeão.