Prefeitura promoveu um curso de qualificação para os professores

Professoras participaram do 3º Encontro de Educadores de Maricá - Foto: Fernando Silva

Terminou nesta sexta-feira (11/11) o 3º Encontro de Educadores de Maricá, realizado no Centro Educacional Infantil Municipal Ondina de Oliveira Coelho com o tema “Discutindo uma Educação para Todos”. Desde o início na última quarta-feira (9), os professores da prefeitura participaram de oficinas e palestras que abordaram, principalmente, a nova realidade tecnológica do setor na cidade, com o advento dos novos netbooks distribuídos aos alunos 14 mil alunos da rede municipal de ensino.

Para as professoras Alexandra Sandes e Melissa Sili, das escolas municipais Rita Sampaio Cartaxo, em Itaocaia, e Mata Atlântica, em Itaipuaçu, o evento foi extremamente proveitoso e marcante por uma série de motivos. A primeira destacou a importância do investimento feito pelo governo municipal.

– É uma coisa muito positiva ver que a Prefeitura está investindo numa verdadeira capacitação, como esta realizada nesta semana. Foi excepcional porque hoje vejo com clareza qual é o propósito do uso dos novos computadores – afirmou Alexandra.

Melissa também aprovou a iniciativa da Secretaria de Educação e disse que estas qualificações devem ter continuidade na cidade.

– Acho que isso deveria ter com mais freqüência dentro da escola, com os alunos. Descobrimos inúmeras possibilidades de utilizar essa nova ferramenta de ensino. Para mim, que tenho alunos com deficiência, foi um grande aprendizado – avaliou a docente.

Para a assessora de Educação Básica, Carolina Farias, o grande debate foi sobre esse novo desafio.

– O pensamento agora é: ‘Temos os netbooks, e agora?’ O que fizemos aqui esta semana foi colocar realmente a mão na massa e passar o conteúdo através da prática – ressaltou Carolina.

A subsecretária de gabinete da Secretaria de Educação, Mariane Neri, também elogiou a realização do encontro, que considerou de extrema importância.

– É um momento necessário para o professor, onde um colabora para o crescimento do outro – concluiu.