Sucesso da final do Rio-São Paulo com Fla-Flu emocionante agradou organizadores

Fluminense garantiu a classificação no último domingo em Maricá - Foto: Paulo Polônio

O sucesso do Showbol em Maricá – que sediou as partidas finais do torneio Rio-São Paulo nos últimos dois fins de semana, colocou a cidade definitivamente na rota do evento.

Organizador da competição, o ex-zagueiro Ricardo Rocha pretende trazer novos jogos para Maricá já em janeiro de 2012, durante a programação de verão que será organizada pela prefeitura.  Além disso, já está confirmada a realização de  partidas do showbol em maio do próximo ano, durante as comemorações do aniversário do município. “Vamos voltar em maio do ano que vem, quando Maricá faz aniversário. Queremos ver essa arena lotada outras vezes”, celebrou o tetracampeão mundial.

Durante o Fla-Flu disputado neste domingo (30/10) na Arena da Barra de Maricá, que garantiu o título ao tricolor carioca, o prefeito Washington Quaquá também comemorou o sucesso do evento. “Tudo isso é muito bom para a imagem da cidade”, frisou.

Fla-Flu emocionante encerra torneio Rio-São Paulo em Maricá

O torneio Rio-São Paulo de Showbol terminou neste domingo (30/10) em Maricá com um emocionante Fla-Flu, vencido pela equipe tricolor carioca por 7 a 6, com o gol do título marcado por Maciel na prorrogação. No tempo normal, os dois times se revezaram no placar, que terminou em 6 a 6 com gols de Bruno Reis (4) e Marco Brito (2) para o Fluminense, e Cleison (2), Piá, Emerson, Djalminha e André Cruz para o Flamengo. No apito, estava o ex-árbitro e atual comentarista Oscar Roberto de Godoi.

A arena montada na Avenida João Saldanha, próximo à praia da Barra, ficou lotada de torcedores que vibravam como se assistissem ao clássico em pleno Maracanã. O clima contagiou os jogadores, que fizeram um jogo muito disputado. No fim da partida, a festa tricolor foi completa. Além do título do torneio, foram do time do Fluminense as conquistas de artilheiro da competição – Bruno Reis, com 18 gols – e de melhor jogador – Válber, que já foi jogador dos dois times na década de 1990.

“Sempre torço pelos times do Rio no Showbol, mesmo atuando hoje pelo Fluminense. Nosso time veio bem este ano e conseguimos chegar ao título”, avaliou Válber, que aprovou a realização dos jogos em Maricá. “O público prestigiou o evento, a torcida foi ótima e a organização da prefeitura está de parabéns”, disse o atleta.

Nas arquibancadas, tambores, repiques e bandeiras faziam uma festa à parte. Marcos Antônio Moreira era um dos mais animados torcedores do Flamengo. Com gritos improvisados, levantava a galera rubro-negra. “A prefeitura está de parabéns pelo evento. Confesso que não conhecia esse tipo de futebol, mas virei fã incondicional”.

Mas se engana quem pensa que as mulheres ficaram de fora. Fabiana Angélica, de 38 anos, torcedora fanática do Fluminense, admitiu que, graças à influência do pai e do marido, sempre acompanha partidas de futebol. “Já conhecia o showbol, mas confesso que tinha receio em comparecer aos jogos, mas com a segurança oferecida pelo evento, pude trazer minha sogra e o meu pai para prestigiarem essa grande festa. Aqui não vi briga, a área para estacionar é ampla e, o melhor, o clima é totalmente familiar”, explicou a moradora do Centro.

Árbitro da final e da semifinal carioca realizada entre Fluminense e Botafogo, no sábado dia 29/10, Oscar Roberto de Godoi destacou o comportamento do público do evento. “Em cidades menores, percebemos que as pessoas são mais amáveis e afetivas e isso é transmitido aos jogadores. O clima é totalmente familiar e todo mundo aproveita, crianças e até idosos, salientou Godoi, com 26 anos de carreira dedicados à arbitragem, quatro deles ao showbol.

Semifinais animaram maricaenses neste sábado

Emoção e tranquilidade foram os ingredientes que marcaram a etapa semifinal do Torneio Rio-São Paulo de Showbol realizada no último sábado, dia 29/10, na arena montada na Barra de Maricá.

O primeiro confronto, entre Fluminense e Botafogo, marcou o favoritismo da equipe tricolor, que garantiu sua vaga na final depois do placar de 10 a 7.  No segundo jogo do dia, o Flamengo venceu de virada a equipe do Palmeiras ,por 10 a 9, garantindo o clássico carioca para a final do Torneio, no domingo (30/10).

Com dois tempos de 25 minutos, o showbol surgiu no Brasil há, aproximadamente, oito anos, graças à iniciativa de jogadores como Ricardo Rocha e Djalminha. Durante esse tempo, já foi realizado em diversas cidades brasileiras e também em outros países, como Japão, Argentina e Espanha. Ao longo do ano, são realizados os campeonatos carioca e paulista, a taça Rio-São Paulo, o brasileiro e o mundialito.

Segundo o organizador do evento, ainda este ano serão realizadas a Copa América, no mês de novembro em Fortaleza, e o Mundialito, em Brasília, no mês de dezembro.