Maricá é contemplada com o Projeto MPB nas Escolas

Uma excelente iniciativa de formação cultural começa a ganhar as escolas de Maricá. Nesta quinta-feira (27.10), será dado o pontapé inicial do projeto MPB nas escolas, que no próximo ano letivo será responsável pelo ensino da história da música popular brasileira, em aulas especiais, na rede municipal de educação.

A iniciativa reúne uma série de atividades que serão oferecidas em horários do contraturno, para que os estudantes sejam apresentados ao universo da MPB e conheçam as diversas fases da formação da música brasileira e as influências e artistas responsáveis pela construção  deste patrimônio cultural.

O projeto vai permitir que os estudantes compreendam a relação da música com a formação da identidade cultural brasileira. Outra característica relevante do “MPB nas escolas” será o intercâmbio entre o conteúdo do projeto e as disciplinas oferecidas regularmente, como História e Português, para enriquecer o aprendizado dos alunos.

O lançamento do projeto será às 18h, na Escola Municipal Profª Ondina de Oliveira Coelho, no Centro de Maricá, com a entrega de 350 kits doados pelo Instituto Cultural Cravo Albin, idealizador do projeto, à Secretaria de Educação. O projeto será implementado numa parceria do instituto com as secretarias de Cultura e Educação (subsecretaria da Cidade Educadora).

Maricá será a primeira cidade a adotar o projeto do instituto Cravo Albin em toda a rede de ensino municipal. Para aplicar o conteúdo previsto nos kits – que possuem seis fascículos, cartazes, curta-metragens explicativos e um CD com a seleção de músicas com canções símbolo da MPB – estão sendo treinados 40 ‘oficineiros’, que vão realizar as aulas nas escolas. De linguagem fácil e acessível, o material traça um retrato cronológico da música popular brasileira, com destaque para o choro, o samba, a bossa nova, a era dos festivais e as músicas regionais.