Gestão de Maricá vira modelo no Brasil

A secretária Maria Helena explica projeto de modernização da gestão municipal

Soluções em informática fazem sucesso e atraem interesse de vários municípios

A modernização administrativa implementada na Prefeitura de Maricá transformou-se em um modelo nacional de sucesso e será copiada por outras cidades. A comprovação veio durante o II Encontro Nacional de Tecnologia da Informação em Municípios, promovido em Brasília esta semana. O simpósio, que atraiu quase 4 mil participantes inscritos de todas as regiões do país, destacou algumas iniciativas bem sucedidas e que, por conta disso, vão servir de exemplo. A apresentação da secretária de Administração Maria Helena Alves Oliveira atraiu centenas de participantes do congresso, justificando o chamado dos organizadores e certificando o acerto da iniciativa.

“A cidade foi convidada para apresentar o caso de sucesso na implantação da solução de informática e-Cidade através do Programa de Modernização da Administração Tributária e Gestão dos Setores Sociais Básicos  (PMAT)”, explicou a Secretaria de Logística e Tecnologia de Informação do Ministério do Planejamento.

A secretária Maria Helena mostrou a importância da aplicação do software e-Cidade na gestão municipal, um programa sem custos e capaz de promover uma integração dos bancos de dados. “A implantação modernizou a gestão administrativa, tributária, de saúde e de educação”, explicou Maria Helena, detalhando a instalação de 48 módulos do software que vão substituir  três programas alugados que gerenciavam, de forma independente e não unificada, emissões de guias de ISS, o cadastro de IPTI, folha de pagamento, orçamento, contabilidade e finança. Além da economia para os cofres públicos, houve um ganho sensível na dinâmica da própria administração.

Após uma hora de apresentação, a secretária recebeu de alguns dos representantes de municípios pedidos de explicação como forma de iniciar um plano de “exportação” do caso de sucesso. “Fiquei  impressionado com a apresentação, porque a realidade de vocês é a mesma que encontramos, e buscamos justamente o que vocês fizeram”, conta Paulo Augusto Medolago, chefe do departamento de planejamento da Prefeitura de Almeirim, no Pará, município de 37 mil habitantes do Baixo Amazonas.

Outros municípios também se interessaram, e já querem avançar nos contatos. “Queremos marcar uma visita a Maricá e conhecer as secretarias onde foram implantados os programas do e-Cidade”, avisou Isamar Maia, consultor das prefeituras de Dias D´Ávila e São Francisco do Conde, na região metropolitana de Salvador. O convite foi bem recebido. “Vamos ajudar a todos e estamos à disposição de quem quiser para compartilhar essa experiência bem sucedida”, garante a secretária Maria Helena.