Maricá realiza semana de tecnologia com ações de inclusão digital

O caminhão do projeto Consciência Ampla Sobre Rodas está estacionado na Praça Orlando de Barros Pimentel - Foto Fernando Silva

A cidade de Maricá participa pela terceira vez da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – realizada em municípios de todo o país entre os dias 17 e 21 de outubro. O evento começou nessa segunda-feira (17/10) com a realização de oficinas e exposições sobre internet móvel, celulares, acessibilidade, tecnologia 3D e consumo consciente de energia elétrica, com a participação do caminhão onde funciona o  projeto Consciência Ampla Sobre Rodas, mas foi prejudicado pela chuva. A cidade comemora nesta edição o avanço acelerado de iniciativas para a inclusão digital da população. A chuva atrapalhou a programação do evento que aconteceria nessa segunda-feira (17/10) na Praça Orlando de Barros Pimentel. Se o tempo não melhorar, a secretaria de Educação vai transferir a programação do evento para a escola municipal Joana Benedicta Rangel, no Centro.

Em 2011, dois projetos do governo municipal tornaram possível o acesso de jovens, crianças e adultos à internet. Um deles oferece acesso gratuito à rede, por meio de conexão sem fio em diversos pontos da cidade, e o outro foi responsável pela distribuição, também gratuita, de netbooks para todos os alunos com idade acima de cinco anos matriculados na rede municipal de ensino.

Entre os destaques da programação da Semana está um concurso cultural sobre o uso seguro da energia elétrica, realizado em parceria com a Ampla. Os ganhadores serão premiados com 90 geladeiras com baixo consumo de energia. Para participar, é preciso visitar a carreta da Ampla (localizada na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro) e apresentar a última conta de luz. A concessionária de energia também fará palestras e oficinas sobre o uso eficiente da energia elétrica, entre os dias 17 e 21, na Casa Digital, também no Centro da cidade.

Num estande da Vivo, os moradores poderão conferir as mais recentes novidades do mercado de tecnologia para celulares e internet Móvel. Na área da ciência, haverá oficinas sobre reaproveitamento de materiais recicláveis, como garrafas Pet e jornais.

Na quarta-feira (19/10), cinco alunos vencedores de um concurso sobre a história do naturalista inglês Charles Darwin, realizado  nas escolas municipais em setembro, serão premiados com um vôo panorâmico pela cidade, incluindo os 2,2 quilômetros por onde Darwin passou em 1832. O trecho, conhecido como Caminho de Darwin, fica no Parque Estadual da Serra da Tiririca. O concurso, que motivou os alunos a prepararem trabalhos sobre a biodiversidade das espécies, foi promovido pela Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, Programas e Projetos Especiais da Secretaria de Educação, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Casa da Ciência e o Aeroclube de Maricá.

Confira a programação completa:

17/10

9h às 20h: Exposições da Vivo com tablets, celulares 3G, rádio e internet móvel; televisões 3D com óculos especiais; palestras sobre os riscos de misturar bebida e direção, com cadeirantes vítimas de acidentes de trânsito;
18h: Consciência Ampla sobre Rodas e inicio do concurso cultural;

18/10

10h: Abertura Oficial do evento com bandas e escolas;
10h às 12h: Oficina de reaproveitamento de jornal;
14h às 16h: Oficina de reaproveitamento de garrafas PET;

19/10

9h às 18h: Entrega da premiação dos melhores trabalhos científicos através dos conceitos de Charles Darwin; vôo panorâmico para os vendedores do concurso;

20/10
10h às 16h – Projeto Praça Ciência Itinerante com trabalhos da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio (CECIERJ);

21/10

9h às 12h: exposições e entrega dos prêmios aos vencedores do concurso cultural;
14h às 16h: Oficina de papel reciclado